A Ciclovia Musical, evento cultural que une bicicleta e música, está de volta às ruas e palcos de São Paulo!
Esta edição terá quatro roteiros grátis, cada um deles com capacidade máxima para 50 ciclistas, que deverão estar vacinados, usar máscaras e manter o distanciamento social recomendado. Os iniciantes das lides do pedalar contarão com a ajuda da rede Bike Anjo, que acompanha todo o trajeto dentro e fora das ciclovias. Em cada grupo, monitores artísticos explicarão as funções e o funcionamento dos instrumentos de orquestra e também sobre o repertório para o público, nas 18 apresentações previstas. As vagas estão praticamente esgotadas, mas ainda há algumas na programação "Ciclo Kids", voltada ao público infantil.
Concertos "Off-Track"
Já para quem quiser ir a pé, de transporte público ou de carro, também há opções, dizem os organizadores: serão realizados seis concertos off-track, que não fazem parte dos roteiros de bike e não precisam de inscrição prévia.
O evento este ano traz ainda novidades inclusive na acessibilidade: um dos roteiros terá intérprete em libras para ciclistas surdos e bikes duplas para cegos.
Programação
Ao baixar o app do evento, disponível para Android e IOS, os participantes podem acompanhar a programação e interagir durante todo o evento. A idealizadora e diretora geral da Ciclovia Musical, Giane Martins, dá o tom de otimismo para a retomada presencial do projeto, e esclarece: serão seguidos todos os protocolos sanitários contra a covid-19.
"Na nossa última Ciclovia Musical em novembro de 2019 na região da Faria Lima, não tínhamos ideia dos tempos que estavam por vir: pandemia, quarentena, isolamento social, familiares, amigos e muitos de nós contraindo a covid-19, alguns se recuperando e outros infelizmente não resistindo. E é no espírito de celebração à vida, à amizade, à música que nos confortou e à bike que passou a ser a forma de deslocamento recomendada pela OMS, a Organização Mundial de Saúde, que preparamos uma programação exuberante e eclética que transita pelo erudito, jazz, MPB, chorinho, música judaica e boliviana", afirma Giane.
Veja o recado de Giane Martins:
Ciclokids Musical
Como não podia deixar de ser, as crianças contarão com uma programação especial. Um cortejo com a Pequena Orquestra Interativa (POIN), no roteiro infantil Ciclokids Musical.
Além da oportunidade de ocupar seu espaço nas ruas da cidade, os pequenos também poderão assistir à fábula sinfônica de Prokofiev, o clássico Pedro e o Lobo, na Sala São Paulo. A atriz e marionetista internacional, Nina Vogel, será a solista, antes de embarcar para espetáculos na China, Romênia, Portugal e Canadá.
Outros palcos referenciais também vão acolher os ciclistas adultos e mirins: Arquivo Histórico Municipal, Emesp Tom Jobim, Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, Museu da Energia, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Teatro de Contêiner Mungunzá. Tudo nos poucos quilômetros que atravessam o bairro do Bom Retiro, na região central de São Paulo.
Artistas da trupe musical posam para foto na Sala São Paulo. Foto: Divulgação
Entre os 18 grupos profissionais, com direção artística de Éser Menezes, estão: Coro Acadêmico da OSESP, com direção do maestro Marcos Thadeu; Jazz Brothers, Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri, Groove Guys, Jazz Brothers e BrassUka Quinteto.
Para se inscrever, acesse o site da Ciclovia Musical Bom Retiro
Leia também:
Como os sons compõem (ou destroem) o ambiente urbano
#Ocupaçãobicicleta: bikes clicadas na Europa desembarcam no metrô de SP
Ciclovia Musical em bate-papo, neste sábado (22)
Passeio de bike por Paris vai marcar o Dia Mundial dos Refugiados
Ciclovia Musical percorre ruas da zona leste de SP neste sábado (22)