Cidades que oferecem liberdade, segurança, alegria e tranquilidade para as crianças são boas para adultos, idosos e pessoas com deficiência. Enfim, são boas para todos.
Outubro é o mês das crianças. Foi neste mês, em 1959, que a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança e por isso a organização internacional reconhece o dia 20 de outubro como Dia Mundial da Criança. No Brasil, o dia é o 12 de outubro e isso tem a ver com uma campanha publicitária realizada em 1960 por uma grande fábrica de brinquedos. Qualquer que seja a data, o dia delas é importante para consolidar a atenção que precisa ser dada às crianças em nosso sociedade, e especialmente no ambiente urbano.
Nesta semana, os nosso parceiros da organização Cidade Ativa lançaram uma campanha para que as cidades sejam mais seguras e acolhedoras para as crianças. O conceito é simples e já foi tratado nas páginas do Mobilize Brasil: uma cidade boa, acessível e segura para crianças, provavelmente será boa para adultos, idosos e pessoas com deficiência. No podcast, a arquiteta Gabriella Callejas explica os porquês da campanha, que foi chamada "Cidades do Sim".
Do Rio de Janeiro, nossa amiga e parceira Tatiana Murillo, do Caminha Rio, mandou avisar que depois de dois anos de insistência, ela finalmente conseguiu entregar o Relatório da Campanha Calçadas do Brasil 2019 à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, pasta que foi recriada agora pela gestão do prefeito Eduardo Paes.
Na reunião com a secretária Ana Secco, Tatiana fez um apelo para que a prefeitura do Rio realize uma campanha na cidade para estimular o cuidado e a melhoria das condições de caminhabilidade e acessibilidade. Nós vamos conferir e acompanhar os passos lá no Rio.
O podcast também inclui agumas notícias sobre bicicletas e patinetes, como os novos patinetes elétricos dobráveis, lá em Tóquio, no Japão. E também um toque sobre o trabalho excepcional que a mecânica Kristel Alvares está realizando na Cidade do México para recuperar e recolocar nas ruas cerca de 1.600 bicicletas elétricas que seriam simplesmente destruídas.
Ouça o Expresso #62
Leia também:
A mulher que está salvando 1.600 bikes deixadas pela Uber no México
Neste Dia das Crianças, que tal dar uma "Cidade do Sim" de presente?
Campanha Calçadas do Brasil 2019
Tóquio inova com serviço de patinetes elétricos para ir sentado
Você quer atuar em nossa pesquisa sobre mobilidade?
Mobilize entrega relatório à Prefeitura do Rio (2013)