Os moradores da capital federal voltam a usufruir nesta segunda-feira (11) de um sistema de bicicletas compartilhadas, depois que o primeiro projeto foi desativado em março de 2020.
Para esta nova fase do programa, realizado em parceria entre o GDF e a empresa de micromobilidade Tembici, foram investidos cerca de R$ 10 milhões. A iniciativa vai funcionar 24h, e oferecer integração com o transporte público.
Ao todo, o plano prevê pôr em funcionamento 500 bicicletas e 70 estações. As instalações ocorrerão de forma gradual, conforme liberação de licenças pelo poder público, até a entrega das 70 previstas em contrato. Nesta primeira fase, serão 17 estações e 131 bicicletas em operação.
Integração e custos
Os locais das estações foram previamente definidos por meio de estudos e análises realizados pela equipe de urbanistas da empresa, avaliando critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidade de maior demanda e integração com o transporte coletivo, além do respeito às questões urbanísticas da cidade, como áreas e construções tombadas.
A liberação das bicicletas pode ser feita por QR Code, após acesso ao aplicativo da Tembici. A empresa disponibiliza, como modalidades de assinatura, os planos avulsos de 30 minutos (R$ 3,50) e diário (R$ 15), que pode ser usado por cinco horas (ou cinco viagens de 60 minutos).
Quem assinar o plano anual até o dia 31 deste mês vai contar com desconto de 50% no valor do plano anual – que, quando diluído, será de aproximadamente R$ 0,25 por dia. Mais informações estão disponíveis aqui, na página oficial do projeto.
17 estações
Confira os endereços para retirar as bikes:
Parque da Cidade; Shopping Pátio Brasil; Metrô Galeria; Santuário Dom Bosco; CLS 103 W1 Sul; EQS 705/706 W3 Sul; Praça 21 de abril; CLS 204; CLS 405 L2 Sul; SQS 406; Brasília Shopping; CLN 204 L1 Norte; SQN 405 L2 Norte; CLN 406 L2 Norte; CLN 209 L1 Norte; IFB da Asa Norte; CLN 107.
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