Entre outubro de 2021 e maio de 2022, o Mobilize Brasil irá realizar um amplo levantamento para entender como andam os planos, projetos e obras de transportes urbanos nas capitais de todos os estados brasileiros e também em Brasília, a capital federal. E para isso vai precisar de colaboradores em todas essas cidades.
A ideia do Estudo Mobilize 2021 é buscar dados sobre transportes públicos, condições para a mobilidade a pé, oferta de ciclovias e de sistemas de bicicletas compartilhadas, acessibilidade nas ruas e nos transportes, além de táxis, e carros de apps. Mais do que "garimpar" dados, os colaboradores terão que experimentar, na prática, alguns percursos em suas cidades, e registrar essas viagens em fotos, textos e vídeos, explica Marília Hildebrand, a coordenadora desse novo levantamento.
O objetivo é revelar a situação da mobilidade em cada uma das capitais, sugerir melhorias e sensibilizar a população, mídia e especialmente os governantes sobre a necessidade de investir mais, e urgentemente, nos modos de transporte sustentáveis.
Afinal, estamos às portas da conferência COP 26, em Glasgow, que irá lançar novos desafios para a contenção das mudanças climáticas. E, mais localmente, precisamos melhorar a vida para quem vive nas cidades brasileiras, com mais espaço para caminhar, pedalar ou circular em cadeiras de rodas.
Interessado em participar?
Então, acesse o link e preencha o formulário de inscrições.
Leia também:
Vem aí o Estudo Mobilize 2021/2022
Campanha Calçadas do Brasil 2019
Só dez estados brasileiros e o DF monitoram a qualidade do ar
Estudo Mobilize 2011: Diagnóstico da mobilidade urbana