Pedro Somma é CEO da Quicko, uma startup brasileira na área de mobilidade. Nesta rápida entrevista, o executivo se disse apaixonado por mobilidade, por tecnologia e por cidades: "acredito que a cidade é o habitat humano por definição. Cidades são os lugares onde as pessoas e as ideias se encontram e a mobilidade é a ferramenta que ativa essa dinâmica", resumiu o executivo. Nesta breve entrevista ao Mobilize, realizada no final de setembro, ele explica como funciona o aplicativo, que promete integrar todos os modos de transporte urbano em uma única plataforma.
Quicko, como nasceu?
O aplicativo nasceu para o usuário tenha uma visão integrada de todo o seu trajeto. Nós sabemos que existem vários aplicativos sobre mobilidade, mas todos abordam apenas uma parte do sistema: bicicleta, ônibus, metrô... A pessoa que não usa carro precisa escolher entre vários modos de transporte em sua jornada: caminhar, pedalar, tomar o ônibus, o metrô... A Quicko conecta todos esses meios de transporte em tempo real, com alertas e notificações, de forma a tornar o sistema de mobilidade mais previsível, com mais conforto para o usuário.
Como o app se integra a outros sistemas da mobilidade?
Para dar essa visão ao usuário, a Quicko precisa ter informações de outros aplicativos e sistemas de informação sobre a mobilidade em cada cidade. Por exemplo, em São Paulo nós trabalhamos com os dados abertos sobre ônibus, fornecidos pela Prefeitura. Na área privada, temos uma parceria superbacana com a operadora Tembici, de forma que a pessoa que esteja em um ônibus pode checar a situação de oferta das bikes em cada estação e escolher o melhor ponto para descer e pegar a bicicleta. Ou pode usar a bicicleta e no app da Quicko verificar como está o sistema de trens ou metrô.
O app inclui a mobilidade a pé?
Sim. Em deslocamentos mais curtos, o aplicativo sugere também que a pessoa possa caminhar, que é uma forma mais saudável de deslocar-se pela cidade. Claro que a questão do tempo e da segurança precisam ser considerados, mas nós mapeamos essa opção e a oferecemos aos usuários.
Como a Quicko está atuando para proteger as pessoas dos riscos de contaminação pela pandemia?
A preocupação do usuário com a Covid está entre as prioridades da Quicko. Então, nós oferecemos as melhores opções em ônibus, trens e metrôs, mas também oferecemos a possibilidade de uma viagem por bicicleta, ou a pé, que são feitas ao ar livre, proporcionando maior isolamento. Mas, nós acreditamos que é necessário aproveitar este momento da pandemia para refletir sobre qual é a mobilidade que as cidades querem ter daqui por diante. Isso porque nós sabemos que os carros particulares geram a maior parte das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa no meio urbano. Uma cidade mais saudável deve permitir que as formas ativas de mobilidade possam ser feitas de maneira segura e confortável.
A pandemia alterou os hábitos dos usuários?
De fato, nós notamos que muita gente deixou o transporte público durante a pandemia. Mas, nós consideramos que não há cidade sustentável sem um bom sistema de transporte coletivo. E acreditamos que oferecer mais informação ao usuário, dar mais previsibilidade, aumenta a confiança e ajuda o transporte público a recuperar seus passageiros. Quanto mais mapeável, quanto mais na palma da mão o sistema estiver, maiores as chances de que as pessoas optem pelo modo coletivo e deixem os carros em casa.
Apps podem ajudar no planejamento do transporte público, dos sistemas de mobilidade nas cidades?
Os alertas são fundamentais. Nem sempre as pessoas conseguem falar, comunicar o que está acontecendo no transporte. Nós estimulamos as pessoas a enviarem seus alertas, e a Quicko pode transformar esses alertas em informação relevante para os operadores e para o poder público. Assim, nós conseguimos ajudar no planejamento da mobilidade. E essas informações estão disponíveis em todas as cidades onde a Quicko atua.
E onde a Quicko já atua?
Hoje nós trabalhamos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Campinas, Curitiba e Salvador. E nosso objetivo é continuar crescendo por todo o Brasil.
Telas do aplicativo: caminhada e ônibus. Fonte: Divulgação/ Quicko
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