SP deve ganhar 13 km de novas faixas exclusivas de ônibus em 2021

Anúncio da Prefeitura atende ao cumprimento de 25% do programa de metas da gestão, que prevê total de 50 km de vias exclusivas até 2024

Notícias
 

Fonte: STM (ass. imprensa)  |  Autor: Mobilize/ STM  |  Postado em: 04 de outubro de 2021

Nova faixa de 1,9 km no Viaduto Antártica, zona Oe

Nova faixa de 1,9 km no Viaduto Antártica, zona Oeste

créditos: SPTrans/ Divulgação

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje (4) a intenção de implantar ao menos 13,23 km de novas faixas exclusivas para ônibus na cidade, neste ano. Ao todo, prevê-se que serão beneficiados cerca de 200 mil passageiros por dia com as estruturas.  

 

A iniciativa faz parte do programa de metas da Prefeitura, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024, informa a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). 

 

Com a conclusão destes 13,23 km de vias exclusivas para o transporte público, a Prefeitura afirma que terá concluído 25% da meta no primeiro ano da gestão. Com as novas faixas, a capital paulista passará de 536 km para praticamente 550 km de faixas exclusivas de ônibus. 

 

Metas para 2021

Parte dos 13,23 km já foi entregue no mês de setembro. No entorno do Terminal Grajaú, na zona Sul, por exemplo, 0,43 km em três novas faixas foram entregues no dia 25 do mês passado. Dois dias depois, entrou em operação uma faixa exclusiva no Viaduto Antártica, na zona Oeste, com 1,9 km de extensão somando ambos os sentidos.  

 

Ainda em outubro será concluída uma nova faixa na rua Serra de Botucatu, na zona Leste. Serão 1,6 km entre a Av. Conselheiro Carrão e a Rua Itapura, no sentido centro, beneficiando 26 mil pessoas por dia.

 

Segundo a Prefeitura, até o fim do ano, também na zona Leste, será inaugurada uma faixa exclusiva de 9,3 km (somando ambos os sentidos) na Av. José Pinheiro Borges, entre a alça de acesso para a Av. Jacu Pêssego e a rua Copenhague, que atenderá 90 mil pessoas por dia. 

 

Prioridade ao transporte público

De acordo com um estudo da National Association of City Transportation Officials (NACTO) 50 pessoas podem ser transportadas em apenas um ônibus, que ocupa em média 36m². Se estivessem em automóveis, essas mesmas pessoas seriam distribuídas em 33 veículos, ocupando 400 m², ou seja, um espaço 11 vezes maior nas ruas.

 

Imagem: STM

 

Leia também:
Metas para SP: até 2024, mais ônibus elétricos, BRT, corredores e faixas
Expresso 43: Vamos criar faixas exclusivas para carros?
Existe alguma lógica por trás dos números das linhas de ônibus?
Mulheres jovens e negras são a maioria nos ônibus de São Paulo
Frotas de ônibus e caminhões em SP devem fazer novos inventários de emissões

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário