Realizada entre 15 e 19 de setembro, a décima edição do Fórum Mundial da Bicicleta já está conjugada no passado. A cidade de Rosário,a Argentina, testemunhou a história do ciclismo e agora volta seus olhos para a montanhosa Manizales, na Colômbia, onde será realizado o FMB11, escreveu Sebastián Garavelli, da publicação "Circulantes".
Quem, apesar da pandemia, teve oportunidade de ir a Rosário e percorrer os galpões do Parque Espanha [às margens do rio Paraná] pode conferir o empenho de quem organizou o Fórum, a solidez de quem expôs e a alegria com que cada dia foi vivido.
O mérito não coube apenas à organização, mas também ao público presente, pequeno é verdade, mas muito combativo e representativo. Em outro contexto o número pareceria anedótico, mas no meio da pandemia, mais de cem pessoas vieram para a cidade de todo o país e até de países vizinhos, como a Colômbia, Brasil e Equador, entre outros
O FMB10 ficará para sempre na história do movimento. Além da implantação da organização (4 mil metros quadrados cobertos exclusivamente, e tantos outros ao ar livre), a edição argentina será lembrada como aquela em que foi elaborada a Carta Magna do Fórum. Com 97% de votos positivos, existe hoje um regulamento que ordena, dá formas e tempos ao futuro do movimento. Como bem explicou um seguidor de streaming do evento que mora na cidade de Beccar (Buenos Aires), “Esse regulamento é como uma bicicleta nova: à medida que a usamos fazemos ajustes, mas o importante é que ela [e o regulamento] existam.
Quer saber mais?
Acesse o site do periódico Circulantes e exercite o seu Espanhol. Vai ser muito útil para se comunicar em Manizales, em 2022.
Galeria de fotos
Durante o evento, o Circulantes registrou uma série de imagens, com pessoas, bicicletas e momentos que compuseram uma bela galeria de imagens. Todos os créditos são do fotógrafo Maxi Conforti.
*Tradução e adaptação: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil
Leia também:
Cientistas pedalam 400 km pela conservação do Cerrado
E o Velo-City 2021 começou hoje (6) em Lisboa
Pequenas histórias do Velo-City 2019
Simulador transporta motorista a se sentir "na pele" do ciclista