Cerca de 200 pessoas que visitavam o Parque Ibirapuera em São Paulo neste domingo (19) participaram de uma ação interativa que simulava a sensação por que passa o ciclista que pedala ao lado de um carro muito próximo de sua bicicleta na via.
Para esta experiência, uma bicicleta foi instalada dentro de uma câmara com som, vídeo, vento e vibrações, que provocava em quem estava montado a reação de susto e medo. A ação buscou mostrar, principalmente para quem não utiliza bicicleta, o risco iminente de uma ocorrência de trânsito nessa situação.
A ação foi realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, e é parte da programação da Semana da Nacional do Trânsito, período que reforça a importância de debater e conscientizar as pessoas sobre como reduzir os chamados sinistros no espaço viário das cidades.
Ação de conscientização foi realizada com visitantes no Ibirapuera. Foto: ONSV/Divulgação
Para Antônio Amato, ciclista e um dos participantes da simulação, a ação é de grande ajuda. "Uma pessoa que tem um carro, às vezes, ainda não teve oportunidade de andar de bicicleta, então você leva uns sustos no simulador. É muito válida essa ação!", comentou.
"O nome da ação disse tudo, 'no lugar do outro'. Essa situação coloca alguém que nunca andou de bicicleta no lugar do ciclista. O senso de educação que temos na vida, ao dar passagem para uma pessoa entrar no elevador, nem sempre temos no trânsito. O mínimo a fazer é tomar cuidado com o outro para que o trânsito se torne mais seguro", afirmou José Aurélio Ramalho, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária.
A propósito desta ação ocorrida ontem em São Paulo, vale mencionar que uma experiência semelhante, no caso com motoristas de ônibus tomando o lugar do ciclista, será realizada amanhã (21) no Recife, por iniciativa da prefeitura.
Leia também:
"No lugar do ciclista", propõe ação com motoristas de ônibus no Recife
Dados biométricos de ciclistas ajudam a projetar ruas mais seguras
Presença de ciclista na via é direito garantido por lei
Ciclistas comemoram proposta de ciclovia ligando Bahia e Sergipe
Pesquisa em Porto Velho (RO) quer identificar as demandas dos ciclistas
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo