Para conscientizar os motoristas de ônibus do Recife sobre a responsabilidade de proteger no trânsito os condutores de veículos menores e não motorizados, será realizada nesta terça-feira (21) uma ação educativa realizada pela Prefeitura Municipal.
Nesta parte prática da atividade de formação, desenvolvida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), 80 motoristas participarão da ação montando em uma bicicleta. Uma bike estará fixada em um ponto, e com ela os profissionais poderão vivenciar o que sentem os ciclistas quando se deslocam diariamente no trânsito, tendo de conviver com ônibus que não respeitam a distância mínima de 1,5 m estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Outra medida será feita nos veículos da frota complementar, que serão adesivados com indicação do ponto cego para alertar ciclistas e motociclistas nas ruas.
A atividade faz parte da programação da Semana de Mobilidade do Recife, que tem como tema "Respeito no trânsito protege vidas", e acontecerá a partir das 9h no Compaz Ariano Suassuna.
Durante o encontro os condutores terão ainda aula expositiva de noções do CTB relativas aos direitos dos ciclistas, com orientações tais como: não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista.
Dia Sem Carro
Na quarta-feira (22), o Dia Mundial Sem Carro, equipes da CTTU farão ações em áreas estratégicas da malha cicloviária do Recife para distribuir a cartilha “Bora de Bike, Recife?”, convidando motoristas dos carros a utilizar a bicicleta na rotina.
Ainda no dia 22, será iniciada a requalificação e a ampliação da ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, em Santo Amaro. Serão feitas alterações, tornando bidirecional o trecho de rota ciclável na rua Treze de Maio entre a ciclovia Jornalista Graça Araújo e a rua Frei Cassimiro; e será implantado mais 1 km de rota ciclística, na conexão da ciclovia Via Norte ao Eixo Cicloviário Camilo Simões.
A cidade do Recife tem hoje 158 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Segundo a Prefeitura, esse total representa um aumento de 560% desde 2013, época em que havia apenas 24 km de estrutura cicloviária.
Leia também:
Recife poderá ter uma "patrulha ciclística"
Recife: uma ciclovia a 300 metros de casa
A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres
Uber Moto não pode operar no Recife
Bicicletas e patinetes elétricos: como melhorar seu uso no país?