Na próxima semana o Mobilize Brasil completa dez anos de atividades. Sim, foi em setembro de 2011 que o Mobilize foi lançado, durante a Semana da Mobilidade, bem perto do Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado todos os anos em 22 de setembro. Mas o trabalho de pensar, construir e publicar o projeto do Mobilize começou bem antes, ainda em 2010, pelas mãos do nosso diretor, Ricky Ribeiro.
Mas, afinal como surgiu a ideia do Mobilize? Em 2008, Ricky começou a perder os movimentos do corpo e depois de vários exames recebeu o diagnóstico da doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), um mal ainda sem cura. A previsão dos médicos era de que ele viveria por mais uns cinco anos. Diante dessa notícia, decidiu que deveria fazer alguma coisa além de cuidar da saúde. E começou a reunir informações sobre mobilidade urbana. Ele havia morado alguns anos em Barcelona e lá pôde experimentar a vida sem carro, sem perder tempo no trânsito, usando apenas o transporte público, a bicicleta e a caminhada para se deslocar pela cidade. Quando voltou ao Brasil, decidiu ir trabalhar em Recife, onde também manteve a vida sem carro, apenas com a bike e os próprios pés para se deslocar. E sonhava com a transformação da vida nas cidades brasileiras, com menos carros nas ruas, menos ruído e poluentes no ar, e mais espaço para as pessoas.
A ideia era reunir em um único site informações sobre todas as formas sustentáveis de mobilidade nas cidades, políticas públicas, incluindo as de pessoas com deficiência, transporte coletivo, compartilhamento de carros, mobilidade a pé e o uso da bicicleta, que começava a renascer no Brasil como uma forma saudável de transporte. E também notícias de inovações e avanços em outras partes do mundo.
O lançamento foi feito no programa Urban View, da All TV, uma emissora de tevê da internet, mas a presença do Mobilize se tornou mais forte após a publicação do Estudo Mobilize, que fez uma primeira avaliação da mobilidade sustentável em 9 capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Cuiabá, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Natal.
Mais tarde vieram outras ações, como a Campanha Calçadas do Brasil, em 2012, a Campanha Sinalize, em 2013, e a segunda edição da Campanha Calçadas do Brasil, além de várias outras ações em parceria com organizações e ativistas de todo o país. E alguns concursos de fotografia e de ilustrações sobre temas da mobilidade urbana.
Enquanto o Mobilize avançava, Ricky Ribeiro conseguiu, de certa forma, superar a doença. Ele trabalha acamado, usando um computador acionado pelo movimento de suas pupilas em um teclado virtual. E com essa tecnologia consegue escrever, trabalhar com planilhas, preparar apresentações e até mesmo falar, usando uma voz eletrônica.
Nesses dez anos, conseguimos patrocínios de várias pessoas e empresas, com destaque para a seguradora Allianz e o Itaú Unibanco, este nosso parceiro mais duradouro. Também tivemos o apoio do Instituto Clima e Sociedade, da Urbana-PE, Eleva Brasil e da MBR Company, além da EY, onde Ricky Ribeiro trabalha como consultor. Agora estamos planejando os próximos dez anos de nossa atividade e nosso próximo projeto é um novo Estudo Mobilize, em todas as 27 capitais brasileiras, para entender e medir os avanços e os desafios da mobilidade urbana em cada localidade.
Quer saber mais? Ouça o Expresso Mobilize #58
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Em 2011 Ricky fez o Mobilize. Agora faz um balanço destes 10 anos