Rota de cicloturismo de 300 km no RS ganha apoio de nove prefeituras

Projeto de circuito para bikes passará por Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde e Rio Pardo

Notícias
 

Fonte: Amvarp  |  Autor: Mobilize Brasil/ Amvarp  |  Postado em: 03 de setembro de 2021

Circuito Raízes Coloniais é previsto para o final

Circuito Raízes Coloniais é previsto para o final deste ano

créditos: Amvarp/ Divulgação

Prefeitos e representantes de nove municípios do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, aprovaram nesta quinta-feira (2) sua adesão a um ousado projeto de circuito cicloturístico, batizado de 'Raízes Coloniais'.

 

Proposto pelo grupo Santa Ciclismo, ao todo o circuito deve abranger 284,2 km de extensão, e seu custo estimado de implantação é de R$ 56 mil.

 

A elaboração do projeto ficou a cargo da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Já as nove prefeituras integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) se comprometeram a dar apoio na sinalização de todo o percurso. Outras associações, empresas e organizações, além de escolas agrícolas de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol também já estão participando com apoios, patrocínios e serviços para viabilizar o projeto. 

 

Rota turística

O circuito de cicloturismo deverá ter cinco etapas, com uma média de deslocamento de 56,8 km por dia. Passará pelos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde e Rio Pardo. Em cada cidade, os ciclistas encontrarão pontos de apoio denominados “Empreendimento Amigo do Ciclista”, onde terão opção de abastecer com água, lanches, refeições ou mesmo receber hospedagem.

 

Um dos principais objetivos do projeto é incrementar emprego e renda no turismo rural da região. A capacitação dos empreendedores sobre a importância do turismo, das boas práticas na produção dos alimentos e da gestão econômica ficará a cargo da Emater/RS (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural). A previsão é que, em um cenário otimista, R$ 1,6 milhão de recursos possam ser injetados anualmente na região.

 

A previsão é que o lançamento do circuito de cicloturismo Raízes Coloniais ocorra entre novembro e dezembro deste ano.

 

Leia também:
Vamos viajar de bicicleta? Ouça o Expresso #45
Especialistas pedem mais ciclovias e passagens de fauna em rodovias
Ciclistas comemoram proposta de ciclovia ligando Bahia e Sergipe
Que tal pedalar por trilhas incríveis da usina de Itaipu?
São Paulo cria ciclorrota envolvendo 100 municípios no oeste do estado
Cicloturismo no RS ganha rota de 355 km, por 14 municípios

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário