Hoje (1º), desde as primeiras horas do dia, os moradores de Caucaia, no Ceará, puderam circular pelas diversas regiões da cidade sem pagar ida e volta no transporte público municipal. Este 1º de setembro marcou a entrada em vigor da tarifa zero no transporte público deste município que conta com 400 mil habitantes. Um exemplo é a diretora do Anexo Quilombola Cercadão, Jeanne Santos, que saiu da região de Tabuba para o bairro Icaraí. "Foi tudo super tranquilo. Pensei que o transporte fosse estar lotado, mas foi de boa. Se eu já batia pernas, agora qualquer pulo vou de ônibus", comentou a educadora.
Segundo a Prefeitura, Caucaia se tornou a maior cidade do país a implantar a tarifa zero para todos os moradores. De acordo com o prefeito Vitor Valim (Pros), os recursos demandados na implantação da tarifa zero sairão integralmente dos cofres da Prefeitura de Caucaia. A oferta da gratuidade à população, segundo ele, será possível porque a gestão conseguiu se organizar financeiramente.
O prefeito já havia anunciado a adoção da tarifa zero no transporte público de Caucaia há pouco mais de um mês. Ele estima que, desde o primeiro mês de implantação, o transporte público catraca-livre deverá promover uma economia de 15% a 36% para as famílias da cidade. E, segundo seus cálculos, poderá reduzir em média 40% o fluxo de veículos em circulação no município, beneficiando também o meio ambiente.
A Prefeitura não divulgou os números de linhas e de veículos que estarão disponíveis para os serviços de transporte gratuito.
Leia também:
Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?
Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas
"Tarifa Zero" pode salvar o transporte coletivo?
As pessoas estão fugindo dos ônibus. Ouça o Expresso #52
"Não vai ter ponte ou viaduto que dê conta de tanto carro nas ruas"