Neste domingo (29) teve início na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, um projeto voltado para a ampliação do uso de bicicletas na locomoção urbana. A ação “Dê um Rolê em Contagem", organizada pela associação Move Cultura, em parceria com o Banco Itaú, busca ensinar os cidadãos a pedalar, além de oferecer curso de mecânica básica e abrir o debate sobre as ciclovias.
As atividades começaram ontem com a oficina Aprendendo a Pedalar, que adota a metodologia da rede Bike Anjo. E seguirão até novembro, com cicloexpedições pelo município, que vão proporcionar às pessoas conhecerem Contagem pedalando pelas bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental e do patrimônio cultural.
Criado em março de 2019 pela Move Cultura, o projeto “Dê um Rolê” vai realizar, até o final deste ano, dez oficinas para ensinar a pedalar, duas oficinas de mecânica básica para bicicletas, seis cicloexpedições e um seminário sobre como utilizar as “magrelas” nos grandes centros. O debate virtual está previsto para os dias 13, 15 e 20 setembro, e pretende debater a infraestrutura da cidade, além de fornecer dados sobre as legislações e as políticas envolvendo bicicletas.
Meio de transporte
Para Rafael Aquino, um dos fundadores da Associação Move Cultura, o projeto quer que as bikes não sejam vistas somente como meio de recreação e lazer, mas como um modo de transporte eficiente, seguro e sustentável. “Cidades com altos níveis de qualidade em mobilidade urbana estimulam os deslocamentos por bicicleta. É isso que nosso projeto pretende entregar para Contagem”, explica.
As inscrições para a oficina Aprendendo a Pedalar podem ser feitas clicando aqui
Leia também:
Ciclofaixa vai ligar Contagem (MG) à região da Pampulha, em BH
Prefeitura de BH abre consulta pública sobre bikes compartilhadas
Belo Horizonte cria Zona 30 e nova ciclofaixa no bairro Santa Tereza
BH ganha ciclofaixas provisórias que integram vias no eixo Leste Oeste
Países europeus querem incluir a bicicleta na mobilidade pós-pandemia