Expresso #54: Tarifa Zero, o bom exemplo de Vargem Grande Paulista (SP)

Passados quase dois anos da gratuidade na cidade paulista, fomos checar como estão os ônibus "catraca livre". E parece que é um caso de sucesso, que pode ser replicado...

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de agosto de 2021

Criador e criatura: o prefeito Josué e um dos onib

Criador e criatura: o prefeito Josué e um dos ônibus tarifa

créditos: Foto: Pref. de VGP

 

Nesta edição do poscast ouvimos o prefeito Josué Ramos que há dois anos trocou a concessão pela locação de ônibus e adotou a gratuidade como solução para o transporte público no município de 55 mil habitantes. Vargem Grande é primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a adotar a tarifa zero. Também entrevistamos a urbanista Tatiana Landi, da Polo Planejamento, consultoria que fez a modelagem do sistema e mostra como é possível estender a tarifa zero a milhares de cidades do Brasil.

 

Na entrevista, o prefeito explica a situação crítica que encontrou no transporte público em 2017, quando assumiu seu primeiro mandato. Os ônibus estavam perdendo passageiros e a empresa concessionária ameaçava abandonar a cidade se a tarifa não fosse aumentada. Ele adotou um plano emergencial por 45 dias, com vans e motoristas da própria prefeitura, contratou uma consultoria e desenvolveu o projeto para a criação de um fundo de transporte, mantido com uma taxa paga pelos empregadores da região.


E em vez da concessão, preferiu a locação dos ônibus e motoristas, o que reduziu os custos do sistema. O prefeito lembrou que já são 21 meses de operação, com saldo completamente positivo para a prefeitura, para os usuários e para o comércio da cidade.


A modelagem do novo sistema foi realizada com o apoio técnico da Polo Planejamento, uma empresa especializada no estudo e estruturação de negócios inovadores na área urbana. Nós ouvimos a arquiteta e urbanista Tatiana Landi, sócia da Polo e especialista em Planejamento Urbano e Transportes. Ela explicou que em um município de pequeno porte, como é Vargem Grande Paulista, a implantação de um sistema de transporte público mais estruturado, sob o modelo de concessão, geraria uma tarifa relativamente alta, e impraticável para a cidade. E, ao contrário, se fosse adotada uma tarifa mais baixa, a oferta de ônibus teria uma baixa cobertura e não atenderia de maneira satisfatória à população. Então, segundo explicou Tatiana Landi, o primeiro ponto a ser mudado foi o modelo de remuneração, pelo modelo de aluguel, pago por quilometragem.


Entusiasmado, o prefeito defende a ideia de que o transporte público não é gasto, mas sim um investimento que pode voltar em ganhos para a sociedade, para a economia, saúde e também para o meio ambiente. E cutucou os governos estaduais e o governo federal para que priorizem o assunto

 

Mas fica a pergunta: será que um modelo de Tarifa Zero como o de Vargem Grande Paulista pode ser aplicado a outras cidades do país? Josué Ramos garante que sim.

 

Quer saber mais?

Ouça o Expresso Mobilize #54

 

 

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