A Associação Pedala Queimados está realizando a campanha "Pedalando para o Futuro" uma ação de crowdfunding para dar continuidade ao trabalho que realiza desde 2015 de promoção social por meio da bike. O foco da organização é a geração de trabalho e renda, a promoção da cidadania e a redução da desigualdade social.
Carlos Leandro, presidente da Associação, explica que antes da pandemia era possível captar recursos com a manutenção, empréstimo, aluguel, venda e doação de bicicletas, além dos passeios guiados em Queimados, aproximando as pessoas locais e visitantes, em um formato turístico. "Mas, com a crise da Covid 19, todas essas atividades foram paralisadas e conseguimos apenas captar e entregar cestas básicas para apoiar a comunidade", explicou Carlos, em um vídeo para a campanha pela plataforma Benfeitoria.
Ele lembra que em 2019 foi realizada uma capacitação para a construção de bicicletas de bambu, com o ativista Klaus Volkmann, do Art Bike Bamboo, para talvez desenvolver um negócio que gere renda para a comunidade local. O desafio agora é manter o trabalho e estruturar a produção dessas bicicletas artesanais.
Para colaborar, acesse o site da campanha em Benfeitoria.com
Veja um vídeo sobre a campanha:
Leia também:
Pequenas histórias do Velo-City 2019
Maratona em São Paulo quer incentivar a inovação com bicicleta
"Não vai ter ponte ou viaduto que dê conta de tanto carro nas ruas"
Em SP, ciclovia do rio Pinheiros, abre durante a noite
Bicicletário fotovoltaico é inaugurado em Blumenau (SC)