Na próxima quinta-feira (19) a Universidade Regional de Blumenau (Furb) inaugura seu bicicletário fotovoltaico, que permitirá o abastecimento de bicicletas e patinetes elétricos com energia solar. O espaço está instalado no campus 2 da Universidade, é gratuito e aberto para a comunidade em geral.
A iniciativa conta com a parceria da Global Química & Moda, responsável pela doação dos painéis solares que abastecem o espaço. Durante a inauguração, haverá demonstrações ao público sobre como utilizar corretamente os recursos disponíveis no bicicletário.
“Esse projeto segue, em toda a sua lógica, a base da sustentabilidade. Além da geração de energia solar, toda a estrutura do Espaço de Carregamento foi construída utilizando madeira de demolição e sobras de obras”, explica Fábio Luis Perez, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Furb.
Yuri Marcel, coordenador de marketing e vendas da Global Química & Moda, explica que, por meio dos painéis fotovoltaicos e dos inversores de frequência, os meios de transportes são alimentados com energia limpa. “Os componentes presentes no espaço funcionam como um reator natural, captando a radiação da luz solar para gerar eletricidade, diminuindo a emissão de gases prejudiciais à atmosfera”, diz.
Segundo o diretor do CCT, o projeto acompanha as tendências mundiais de cidades inteligentes, que unem estratégias de mobilidade urbana e infraestrutura com soluções sustentáveis e outras melhorias para a qualidade de vida das pessoas. “A inauguração do espaço é um passo importante para o desenvolvimento dessas áreas e conceitos em Blumenau'', afirmou Perez.
Leia também:
Bike elétrica alemã impressa em 3D vence prêmio de sustentabilidade
Uma ciclovia futurista, abastecida por painéis solares
Em Maceió, estudantes criam bicicleta movida a energia solar
Assembleia de SP inaugura bicicletário modelo
Alemanha testa ciclovia geradora de energia solar