Cicloativistas paulistanos homenagearam neste final de semana a memória da jornalista Erika Sallum, que editava a coluna Ciclocosmo, na Folha de S. Paulo.
Erika escrevia e atuava para integrar outros públicos ao hábito de pedalar, em especial as mulheres, mães com crianças e idosos. Suas dicas ajudavam nos primeiros passos (ou pedaladas), na escolha das bikes, dos selins e dos melhores caminhos para @s iniciantes.
Também lutava para a pacificação do trânsito urbano, como forma de permitir a circulação mais segura de ciclistas e pedestres nas ruas, ciclovias e calçadas da cidade.
Erika morreu neste sábado, vítima de um tumor. Seu último post na Ciclocosmo apresentava a maravilhosa proposta de algunas coletivos paulistanos de ligar o extremo da zonal sul de São Paulo ao extremo da zona leste por uma ciclovia.
Cicloativistas defendem grande eixo cicloviário ligando SP até Santos
Seu companheiro, Caio Guatelli, amigos e ativistas da bicicleta organizam um movimento para que a ciclovia do Rio Pinheiros seja batizada com seu nome. Leia a mensagem:
"Queridos ciclistas
As 23h45 de ontem, a jornalista Erika Sallum, minha mulher, nos deixou. A Erika foi uma das maiores figuras de luta por integração social através da bicicleta.
Conseguiu unir classes, raças e gêneros num equilíbrio harmônico sobre as duas rodas. Sempre preocupada com a paz no trânsito e as questões ambientais, foi uma das grandes figuras no incentivo do uso saudável da Ciclovia do Rio Pinheiros, especialmente quando o tema envolvia inclusão social.
Gostaria de propor o batismo dessa ciclovia como Ciclovia Jornalista Erika Sallum.
Erika, além de usuária assídua da ciclo, era colunista da Folha de S. Paulo (coluna e blog Ciclocosmo), editora da revista Go Outside (Editora Três/Rocky Miuntain) e idealizadora de projetos para a própria Ciclovia junto à administração Farah.
Tenho certeza que São Paulo e todos/todas os/as paulistas se orgulharão dessa iniciativa.
Muito obrigado
Caio Guatelli "
Leia também:
Como vai ser o Fórum Mundial da Bicicleta, em Rosário, Argentina
Patinetes compartilhados vão voltar em breve a São Paulo
"Não vai ter ponte ou viaduto que dê conta de tanto carro nas ruas"
Arte revela o que a propaganda do carro esconde