A cidade goiana de Formosa, no entorno do Distrito Federal, esteve em destaque na mídia por ter sido o destino dos tanques que participaram do desfile militar promovido pelo governo em frente ao Congresso Nacional no dia de ontem.
Mas a notícia aqui é bem outra, e certamente mais importante para a população do município com mais de 120 mil habitantes. Embora tenha sido anunciado nessa mesma terça-feira (10), o programa “Transporte para Todos”, da Prefeitura municipal, determinou a gratuidade do transporte coletivo por ônibus a todos os moradores.
Com o programa, que é subsidiado com recursos municipais, Formosa junta-se a outras dezenas de cidades brasileiras que adotaram a tarifa zero, inclusive como uma saída para a crise que enfrenta o transporte público.
Crise no transporte coletivo
Como em toda parte, a pandemia da covid-19 trouxe à Formosa dificuldades aos gestores para manter os contratos do sistema de transporte. E a cidade, que é uma das dez maiores de Goiás, chegou a ficar sem transporte coletivo, do final de 2020 até janeiro deste ano.
Durante esse período, a prefeitura precisou contratar emergencialmente quatro micro-ônibus para suprir o serviço, a uma tarifa de R$ 3,75, até que finalmente o transporte coletivo foi retomado no final de janeiro.
No site da Prefeitura, pode-se consultar todas as linhas e trajetos dos ônibus agora gratuitos de Formosa.
Leia também:
Redução de usuários de ônibus é irreversível e torna subsídio necessário
São Luís terá "tarifa zero", a partir de outubro, diz governador
Caeté, na Grande BH, terá ônibus gratuitos a partir desta quinta (1º)
"Modelo do transporte público tem que ser construído com a sociedade"
Mairinque (SP), mais uma cidade que anuncia tarifa de ônibus a R$ 1