Passageiros do metrô de São Paulo foram pegos de surpresa na manhã desta quarta-feira (28) quando, sem aviso prévio, um grupo de pessoas foi abrindo seus oito guarda-chuvas, lado a lado, dentro dos vagões e na plataforma da estação República da linha vermelha.
A intervenção, feita de forma irônica e divertida, foi organizada pela startup de mobilidade urbana Quicko. A ideia era delimitar o espaço entre os usuários e provocar assim o debate sobre as aglomerações no transporte público e a importância de uma oferta maior de ônibus e metrôs.
Enfileirados e de guarda-chuvas, em ação por saúde e mais transporte público. Foto: Divulgação
Com a chegada da frente fria, uma ação providencial, já que há risco maior de contaminações pela variante Delta da covid-19 em ambientes como o do transporte público, ainda menos arejados com a tendência das pessoas a fechar janelas e manter maior proximidade.
Durante a ação, para os desavisados sobre a chegada da chuva à capital, a Quicko fez também a distribuição de guarda-chuvas nas estações República e Brás do metrô.
Aplicativo
Para facilitar os deslocamentos diários, a Quicko lançou nos últimos meses a atualização da ferramenta de “Aviso de Lotação”. Pelo app os usuários podem clicar diretamente no ícone de sua parada de ônibus ou estação de metrô e selecionar que aquele modal está lotado e/ou atrasado, além de poder categorizar os níveis de lotação do transporte.
As informações inseridas pelos próprios usuários ficam disponíveis para que outros viajantes que utilizam a plataforma vejam e tomem a melhor decisão na hora de escolher como chegar ao seu destino. Seja utilizando uma linha alternativa que não está lotada, uma bicicleta, um aplicativo de transporte privado ou até a pé.
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