O efeito inesperado de uma obra: tráfego mais calmo

Intervenção para despoluir o rio Tietê "roubou" faixas do trânsito, reduziu velocidades e mostrou a possibilidade de ampliar calçada e implantar ciclovia no trecho

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de julho de 2021

Av. Santos Dumont, em São Paulo: redução de faixas

Av. Santos Dumont, em SP: redução de faixas acalmou tráfego

créditos: Lauro Rocha


Observem a foto, que foi tomada nesta semana. Há alguns meses, uma obra para a construção dos emissários de despoluição do rio Tietê ocupa duas faixas da av. Santos Dumont, no sentido Centro-Bairro, já nas proximidades da praça Campo de Bagatelle. Se inicialmente a intervenção provocou algum problema, notamos que rapidamente os motoristas se adaptaram ao bloqueio e passaram a reduzir a velocidade e antecipar a manobra para desvio de faixas naquele ponto da avenida. 


Um fato curioso - e positivo - é que o canteiro da obra acabou funcionando como uma ação de "traffic calming". Neste local circulam muitos pedestres: estudantes de uma faculdade, usuários de um centro esportivo municipal, moradores de um condomínio e pessoas que tentam chegar ao Parque Anhembi e ao Sambódromo, do outro lado da avenida. Para issso, precisam caminhar até uma complicadíssima passarela, como são quase todas em São Paulo. Mas esse é outro assunto.


Antes da obra os veículos chegavam à rotatória da Praça em velocidades de 60 km/h, contornavam o círculo em velocidade ainda alta, e seguiam pelo outro lado da avenida ou pela rua Paineira do Campo - onde há uma escola - na mesma rápida carreira. As marcas do excesso de velocidade podem ser vistas, por exemplo, nas grades amassadas que aparecem na foto.


Passados tantos meses, notamos que a obra realmente desacelerou o trânsito naquele final do "Corredor Norte-Sul" graças à retirada das duas faixas ocupadas pelo canteiro. E mesmo com a retomada do tráfego - sem o rodízio municipal - não se formam congestionamentos naquele ponto. Seria interessante que a CET realizasse uma medição naquela área para comprovar essa aparente melhoria.

 

Final da ciclovia, logo após a travessia da Ponte das Bandeiras Imagem: CET/SP e Reprodução Google

 

Mais ainda, a restrição mostrou que é possível ampliar e melhorar calçada, além de permitir a implantação de um pequeno trecho de ciclovia para completar a ligação bairro-centro. Sim. Há uma ciclovia que vem do centro, passa pelo bairro do Bom Retiro, cruza as duas pontes sobre os canais do Tamanduateí e Tietê, mas termina alí, logo depois da travessia da Ponte Grande. Nesse trecho, os ciclistas têm que seguir pela calçada - como mostra a foto - ou arriscar-se no trânsito (antes muito veloz e violento).


Perguntamos: por que não aproveitar o momento e já prever a redução da largura da pista nessa área, a complementação do eixo cicloviário e a melhoria nas sofridas calçadas? Vamos levar a sugestão à prefeitura de São Paulo.


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