"Em outubro, vamos implantar um serviço de ônibus com tarifa zero na Ilha de São Luís, inicialmente para moradores da região da Vila Luisão (via Nova Litorânea) e para comerciários que encerram expediente após 21h. Será o Expresso do Trabalhador, novo projeto do governo do Maranhão", escreveu o governador Flávio Dini em suas redes sociais nesta terça-feira (20.
Se for confirmada a notícia, a capital maranhense será uma das primeiras capitais do país a adotar a gratuidadeno transporte, mesmo que limitada. Em abril passado, a capital de Rondônia, Porto Velho, também implantou a tarifa zero durante um mês, seguida de uma elevação gradativa do valor pago pelos usuários, hoje em R$ 1,00.
Hoje, em todo o Brasil, existem cerca de 30 cidades de vários portes que já adotaram a gratuidade no transporte público. E uma pesquisa, em desenvolvimento na Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas), na Bélgica, está procurando levantar informações sobre todas as cidades no mundo que já adotaram o transporte público gratuito. O trabalho está sendo coordenado pelo grupo de pesquisa Cosmopolis e busca fazer uma análise econômica, operacional e política das experiências com o transporte sem tarifas.
Leia também:
Porto Velho "zera" tarifa para contornar crise no transporte
Mais cidades adotam "tarifa zero" no transporte
"Tarifa Zero" triplica usuários de ônibus em cidade da RMSP
Volta Redonda (RJ) cria linha com "tarifa zero"
Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas
A tarifa zero avança na Europa. E o Brasil?