A notícia foi publicada ontem em destaque no diário chinês XinhuaNet. A China acaba de lançar um trem de levitação magnética capaz de atingir a velocidade máxima de 600 km/h. A nota indica que o novo trem seria o "veículo terrestre mais rápido disponível no mundo".
Verdade ou não, o novo trem chinês de alta velocidade é mesmo um veículo de transporte coletivo de passageiros. Ele saiu da linha de produção nesta terça-feira (20) e foi lançado publicamente na cidade costeira de Qingdao, na Província de Shandong, leste da China. Trata-se de um trem de levitação magnética, que literalmente levita a poucos milímetros dos trilhos. "É a mais recente conquista científica e tecnológica do país no campo do transporte ferroviário", de acordo com a China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), empresa que desenvolveu o novo veículo.
"O avanço demonstra que o país domina um conjunto completo de tecnologias de engenharia para trens maglev de alta velocidade, incluindo integração de sistemas, produção de veículos, fornecimento de energia de tração, trilhos ferroviários e controle e comunicação de transporte", declarou a empresa, em um comunicado.
Lançado em outubro de 2016, o projeto de trem maglev de alta velocidade conseguiu chegar a um protótipo de trem de levitação magnética com uma velocidade máxima projetada de 600 km/h em 2019, e realizou um teste bem sucedido em junho de 2020.
Interior e cabine de comando do trem maglev lançado pela empresa chinesa
Os engenheiros concluíram a integração do sistema de transporte de maglev, e um trem com cinco vagões funciona bem, pelo menos em uma linha de teste dentro da fábrica. O trem pode ter de dois a dez vagões, cada um com mais de 100 passageiros, de acordo com Ding Sansan, engenheiro-chefe do projeto.
Trens de alta velocidade podem ser uma opção interessante para reduzir o número de viagens rodoviárias com automóveis, que afinal acabam chegando às cidades e contribuindo para os congestionamentos e outros impactos ambientais. Esses trens rápidos também podem susbstituir os aviões em viagens de até 1.500 km, evitando as emissões das turbinas que movem as aeronaves.
Maglev-Cobra
Aqui no Brasil, o Centro Tecnológico da Coppe/UFRJ já vinha testando desde 2016 um protótipo de veículo de levitação magnética chamado Maglev-Cobra, que aguardava sua certificação por um órgão independente. Mas, no final de 2020, depois de um investimento de 17 milhões de reais, o projeto foi paralisado por falta de financiamento governamental.
Protótipo do Maglev-Cobra na UFRJ
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