Niterói é escolhida para criar projeto de rota caminhável para crianças

Cidade fluminense passa a integrar plataforma do IAB de boas práticas urbanas relacionadas à primeira infância (0 a 6 anos) com dois projetos: caminhabilidade e trânsito

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ IAB  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de julho de 2021

Apresentação com ideias para Rota Caminhável do Ba

Apresentação com ideias para Rota Caminhável do Barreto

créditos: Reprodução/ Arbo

A Prefeitura de Niterói teve dois projetos selecionados para integrar uma plataforma de boas práticas relacionadas à Primeira Infância desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Urban95 em cidades do Brasil e da América Latina. 

 

Concebidos por equipes multisetoriais, os projetos Rota Caminhável do Barreto e Pré-Natal do Trânsito foram escolhidos por meio de chamamento público para fazer parte da plataforma Arbo, do IAB.  

 

A iniciativa busca desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre zero e seis anos. A ideia é capacitar agentes públicos e população para incorporar o conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de infraestruturas implementadas pela cidade.

 

Urban95

Estes dois projetos da cidade fluminense fazem parte de um conjunto de iniciativas que começaram a ser idealizadas no município em 2020, quando este passou a integrar a Urban95, ação internacional da Fundação Bernard Van Leer formadora de uma rede brasileira pela Primeira Infância.

 

Estudos mostram que é nessa faixa de idade até os seis anos que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade que serão levadas para toda a vida. Ainda em desenvolvimento, o cérebro das crianças tem alta capacidade de absorção e resposta aos estímulos, o que torna o aprendizado extremamente duradouro.

 

Responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga conta que a Rede Urban 95 trouxe um olhar diferenciado e mais cuidadoso para a primeira infância em Niterói. 

 

"Vários projetos foram iniciados de forma intersetorial, fazendo com que as ações fossem integradas e seus impactos, ampliados. Essa abordagem proporcionou a criação de projetos inovadores, com foco nesse público, como os dois que foram inseridos no banco de boas práticas do IAB", ela enfatiza.

 

Projetos

Os dois projetos escolhidos pela Urban95 e o IAB - a Rota Caminhável do Barreto e o Pré-Natal do Trânsito - integram um esforço do município para idealizar iniciativas voltadas para mudança de comportamento, meio ambiente, mobilidade e urbanismo.

 

A arquiteta e urbanista Helena Porto, da coordenadoria Niterói de Bicicleta, explica que o projeto "Rotas Caminháveis" propõe a criação de um trajeto lúdico e interativo para a primeira infância, proporcionando a caminhabilidade e acessibilidade em um espaço público saudável, seguro para brincar e explorar, e que incentiva as interações e apropriação do espaço urbano.

 

"Nosso planejamento inclui a priorização de alguns territórios e a participação da comunidade, especialmente crianças, na formatação das intervenções. O projeto piloto será realizado no Barreto, zona norte de Niterói, e a ideia é que possa ser replicado em diversas localidades da cidade e, inclusive, servir como referência para outras cidades", conta Porto.

 

Pensar em uma cidade voltada para a infância é pensar também uma cidade inclusiva para todos, defende a diretora da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, Betina Araújo: "Esse é um projeto que nos proporcionou um olhar diferenciado para os espaços, pensado para um melhor desenvolvimento das crianças, através da utilização de um urbanismo mais lúdico, com cores, texturas, mobiliários interativos, arte e pinturas, proporcionando, assim, caminhos e áreas de permanência mais interativos, que possibilitam o aprendizado e o conforto das crianças", destaca.

 

Educação para o trânsito

O presidente da NitTrans, Gilson Souza, explica que o "Pré-Natal no Trânsito" é uma iniciativa inédita de educação para o trânsito que promoverá treinamento a profissionais de saúde para que eles levem informações às gestantes da cidade.

 

"A importância deste programa está em conscientizar as futuras mães sobre o uso correto do cinto de segurança nos diferentes estágios da gravidez e, também, sobre direção defensiva, mobilidade segura e instalação correta de cadeirinhas de bebê, entre outras medidas de segurança no trânsito", adianta.



Mães serão orientadas sobre práticas seguras no trânsito. Imagem: Reprodução/Arbos

 

Leia também:
A rua, a praça, a cidade como escola...
"Por que tão longe?". Mobilidade de crianças e estrutura urbana no DF
E-book do Rodinha Zero: para ajudar a aproximar crianças e bicicletas
Concurso pretende formar crianças para habitar cidades melhores
As crianças e seus caminhos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário