Todos os carros novos vendidos a partir de 2022 na União Europeia serão equipados com dispositivos para evitar que os motoristas excedam os limites de velocidade.
O limitador de velocidade integra uma série de recursos de segurança que se tornarão obrigatórios a partir do próximo ano, juntamente com a frenagem de emergência automatizada, gravadores digitais de dados e melhor visibilidade embutida nos caminhões para que os motoristas possam vejam ciclistas e pedestres vulneráveis ao redor do veículo. Todos foram definidos e regulamentados pela Diretiva UE 2144 de 2019, que entra em vigor a partir de julho de 2022. Mas a maioria dos veículos lançados nos países europeus já está sendo dotada desse equipamento.
Os limitadores automáticos de velocidade (Intelligent Speed Assistance - ISA). usam GPS e detecção de sinalização para garantir que os motoristas mantenham o limite de velocidade. De acordo com a UE 2144, o sistema não restringe a potência do veículo nem impede que o motorista dirija acima dos limites de velocidade. Mas avisa o condutor sempre que ele esteja acima da velocidade permitida. O regulamento afirma claramente que o motorista tem total controle do carro, sendo o ISA apenas um sistema de assistência, que pode ser anulado pelo motorista, pressionando o pedal do acelerador com mais força ou desativando-o totalmente.
Leia também:
Paris adota 30 km/h em (quase) todas as ruas
"Precisamos reduzir viagens e adotar modos limpos de transporte"
Espanha reduz velocidades em todas as vias das cidades
E ouça o Expresso #48, com Carlos Bocuhy: