A partir do final de agosto, o tráfego de veículos em Paris terá a velocidade limitada a 30 km/h em quase todas as ruas da cidade, anunciou hoje (8), David Belliard, secretário de transportes e rede viária da prefeita Anne Hidalgo. A medida, segundo o anúncio, não afetará o anel viário de Paris e alguns eixos estratégicos para a circulação do trânsito.
Esta limitação, tomada em consulta com a sede da polícia, visa primeiro melhorar a segurança rodoviária, "reduzir a poluição sonora" e "adaptar" a cidade às alterações climáticas, argumentou o secretário, um ambientalista eleito pelo Partido Verde. Hoje, 60% das ruas da capital já funcionam com a velocidade de 30 km/h.
Reduzir o espaço do carro
“O desafio é reduzir o lugar do carro, o que implica diminuir a velocidade”, declarou Belliard, justificando que a gestão Anne Hidalgo busca a transformação do espaço público e a "proteção das ruas parisienses" para reservá-las aos “mais vulneráveis: os pedestres, ciclistas, crianças e idosos ".
Esta medida visa também a avançar para uma "cidade menos barulhenta", disse o secretário. “Reduzimos a poluição sonora, fluidificamos o trânsito reduzindo os efeitos da aceleração e da desaceleração”, disse o deputado, lembrando que se tratava de um compromisso de campanha dos ambientalistas assumido por Anne Hidalgo durante a sua reeleição em 2020. (Tradução e adaptação: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil)
Leia também:
Espanha reduz velocidades em todas as vias das cidades
Holanda decide: 30 km/hora é o novo limite nas cidades
Área Calma chega a bairro central da Zona Norte de São Paulo
Belo Horizonte cria Zona 30 e nova ciclofaixa no bairro Santa Tereza
E ouça o Expresso #48, com Carlos Bocuhy: