A cidade de Guadalajara, no México, começou a operar a primeira linha de ônibus elétricos. São 38 veículos da fabricante chinesa Sunwin, com 8,6 m de comprimento e capacidade para 58 passageiros, e dotados de piso baixo para acessibilidade de pessoas com deficiência.
A linha C98 atende a localidades da parte norte da região metropolitana, como o campus da Universidade de Guadalajara e o Aeroporto Internacional da cidade. Os novos ônibus da chamada frota "Mi Transporte Eléctrico" são conduzidos por 79 motoristas - 36 homens e 43 mulheres - especialmente treinados para operar os novos veículos.
Interior de um dos novos coletivos em operaração na cidade de Guadalajara Foto: Governo de Jalisco
As autoridades do estado de Jalisco (onde se situa Guadalajara) calculam que a nova frota permitirá a redução de 4 mil toneladas anuais de CO2, atendendo aos compromissos assinados dentro do acordo C40 Cities Climate Leadership, com apoio da Agência de Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável (GIZ). A meta do governo de Jalisco é a constituição de um anel de corredores de ônibus elétricos que atenderá a toda a região metropolitana.
Leia também:
Ouça o Expresso Mobilize #47. E participe da Calçada Cilada 2021
E-Bus Radar: ônibus elétricos na América Latina
Metas para SP: até 2024, mais ônibus elétricos, BRT, corredores ...
Ônibus híbrido (elétrico/etanol) da Itaipu entra em fase final de testes
Programa vai acelerar transição para ônibus elétricos na América Latina
Transmilenio de Bogotá adquire mais 1002 ônibus elétricos