Uma ponte móvel, exclusiva para pedestres e ciclistas, liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô, na zona sul de São Paulo. Agora, o projeto inaugurado em 2013 acaba de receber o prêmio IAI Design AWard, organizado pela Asia Pacific Designers Federation, considerado o mais importante da Ásia.
“A obra beneficia mais de 15 mil pessoas diariamente e ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano”, diz o arquiteto paulistano Roberto Loeb, autor do projeto da ponte Friedrich Bayer. A cerimônia virtual do prêmio acontece amanhã (18).
Vão central móvel
Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte foi concebida com um mecanismo móvel que permite a passagem de embarcações. O projeto assinado pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo já havia sido premiado antes: em 2015 recebeu o 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria “Projeto Urbano”.
Com 87,5 m de extensão total, e coberta com vegetação, a ponte tem estrutura de vigas metálicas e é apoiada sobre tubulões de concreto. Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades dessa estrutura linear central por meio de motores elétricos.
Ponte Friedrich Bayer Foto: Paulo Pereira/ Esc. LoebCapote
Veja mais fotos no site LoebCapote
Leia também:
Ponte para pedestres e ciclistas em SP é premiada como melhor projeto urbano
Ponte para pedestre e ciclistas reduz poluição em SP
Holanda constrói ponte estaiada para ciclistas
Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo
Hidrovias em represas da zona sul de SP começam a ser discutidas