Uma ponte móvel, exclusiva para pedestres e ciclistas, liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô, na zona sul de São Paulo. Agora, o projeto inaugurado em 2013 acaba de receber o prêmio IAI Design AWard, organizado pela Asia Pacific Designers Federation, considerado o mais importante da Ásia.
“A obra beneficia mais de 15 mil pessoas diariamente e ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano”, diz o arquiteto paulistano Roberto Loeb, autor do projeto da ponte Friedrich Bayer. A cerimônia virtual do prêmio acontece amanhã (18).
Vão central móvel
Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte foi concebida com um mecanismo móvel que permite a passagem de embarcações. O projeto assinado pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo já havia sido premiado antes: em 2015 recebeu o 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria “Projeto Urbano”.
Com 87,5 m de extensão total, e coberta com vegetação, a ponte tem estrutura de vigas metálicas e é apoiada sobre tubulões de concreto. Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades dessa estrutura linear central por meio de motores elétricos.
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Ponte Friedrich Bayer Foto: Paulo Pereira/ Esc. LoebCapote
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