Milhares de ciclistas alemães vão às ruas exigir políticas de mobilidade

Ato em Berlim ontem (6) com mais de 10 mil ciclistas pediu por mais rapidez do governo em mudanças prometidas como uma rede de ciclovias seguras e outras melhorias

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Fonte: The Berlin Spectator  |  Autor: Imanuel Marcus/ Mobilize (tradução)  |  Postado em: 07 de junho de 2021

Ciclistas se juntam no Portão de Brademburgo neste

Ciclistas se juntam no Portão de Brademburgo neste domingo

créditos: TRT/Reprodução

Foi um fim de semana de protesto na Alemanha: no domingo (6), mais de 10 mil ciclistas, vindos de todos os cantos da capital Berlim, fecharam ruas e exigiram mais rapidez nas políticas de transição de trânsito e mobilidade sustentável anunciadas pelos governos federal e estadual. 

 

Grupos de bicicleta partiram de várias regiões da capital alemã e se concentraram no Portão de Brandenburgo, no coração da cidade. O protesto foi organizado pelo Associação Alemã de Ciclistas (ADFC) sob a bandeira de luta "O futuro começa hoje - o tráfego muda agora", e contou com gente que pedalou até 30 km para chegar ao local do ato. 

 

Reivindicações

São várias as demandas dos ciclistas alemães para a cidade. Além de pedirem melhorias na infraestrutura, incluindo uma rede de ciclovias protegidas extensiva a toda a cidade, mais segurança nos cruzamentos e mais fiscalização contra veículos que insistem em estacionar nas ciclovias, eles pedem a interrupção do projeto de ampliação da Autobahn A100, uma obra para carros anunciada pelo governo.  

 

O ADFC também quer medidas que diminuam o número de sinistros com morte no trânsito, com medidas como a inclusão de sensores obrigatórios em caminhões e veículos de grande porte. O equipamento evitaria a ocorrência dos chamados "acidentes na conversão à direita", que frequentemente causam a morte de quem pedala no ambiente urbano.

 

Outra reivindicação dos ciclistas é que o Senado de Berlim (órgão executivo que governa a cidade de Berlim) acelere o processo de implantação de uma rede de ciclovias seguras, baseada nas ciclovias emergenciais já criadas, e que continua em fase de planejamento pelo governo. 

 

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