Ônibus híbrido (elétrico/etanol) da Itaipu entra em fase final de testes

Protótipo desenvolvido pela usina Binacional recebeu carroceria e agora passará por vários testes até o final do ano, quando será entregue à financiadora do projeto

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Fonte: Itaipu Binacional  |  Autor: Mobilize/ Itaipu Binacional  |  Postado em: 20 de maio de 2021

Protótipo, já com a carroceria, completará testes

Protótipo, já com a carroceria, completará testes em Itaipu

créditos: Sara Cheida/ Itaipu Binacional

Um protótipo de ônibus híbrido (elétrico/etanol), projetado e desenvolvido pela Itaipu Binacional, acaba de voltar à usina - agora com “cara” de ônibus, já que recebeu a carroceria da Mascarello - para passar por nova bateria de testes de rodagem. 

 

A Binacional desenvolveu o projeto a pedido da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e não é a primeira vez que testa o coletivo. 

 

Experimentos já tinham sido feitos com o veículo antes de agregar a ele a carroceria, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. Na época, o ônibus era composto apenas pelo chassi, rodas, baterias, assento do motorista, direção e mais alguns equipamentos mínimos para o protótipo rodar.

 

Agora, com a carroceria instalada, será feita a colocação no local definitivo das seis baterias de sódio, além da integração dos sistemas de controle de tração do veículo, que permitirá potencializar toda a energia utilizada para mover o ônibus.

 

Os testes com o veículo completo serão realizados na Itaipu até o final deste ano, antes de ser entregue à Finep. A partir daí, a ideia é disponibilizar a tecnologia para a indústria nacional, contribuindo com o processo de transição energética do país para uma matriz mais limpa.

 


O novo ônibus, concebido pela Itaipu, agora com a carroceria da paranaense Mascarello Foto: Sara Cheida

 

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Comentários

Ramon - 01 de Dezembro de 2021 às 11:50 Positivo 0 Negativo 0

Muito interessante que usaram as baterias de sódio. Mais baratas e não pegam fogo. Perfeitas pra veiculos híbridos que não precisam de tanta energia como os elétricos

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