Nesta sexta-feira (14), foram anunciadas pelas organizações WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP) as 20 cidades que formarão a rede Ruas Completas SP. A rede é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que oferece apoio técnico a cidades paulistas comprometidas com a redução de mortes e lesões no trânsito.
O anúncio inclui os seguintes centros urbanos médios e grandes: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Para entrar na rede, essas cidades se comprometeram a implementar ações, estratégias ou projetos de segurança viária, com foco em gestão de velocidades por meio do redesenho da infraestrutura urbana, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde. Também foram consideradas a priorização dos modos ativos e coletivos e a disponibilidade de dados para o diagnóstico, entre outros fatores.
"São cidades com diferentes perfis, mas com desafios em comum. Ao trabalharem em rede por um mesmo objetivo, podem compartilhar processos e aprendizados e avançarem juntas, gerando resultados positivos e influenciando outras cidades no estado de São Paulo e no restante do país", explica Diogo Lemos, analista sênior de mobilidade ativa do WRI Brasil, organização responsável pela formação e coordenação da rede.
Desenho das vias
As 20 cidades contarão com capacitações e apoio técnico a projetos baseados em sistemas de trânsito seguros, em que a premissa seja de que lesões e mortes no trânsito são evitáveis - e de que a responsabilidade é compartilhada entre quem utiliza as vias e quem projeta e implementa o espaço viário.
"A velocidade é o principal fator de risco para ocorrência de sinistros de trânsito", lembra o diretor da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula. Ele cita ainda a Organização Mundial de Saúde, para explicar que "o desenho das vias é uma das formas de se fazer a gestão das velocidades para a segurança".
Ruas completas
O conceito de ruas completas foi criado em 2017 para mostrar a importância de se projetar as ruas com foco na segurança e no conforto das pessoas, com prioridade aos que usam modos ativos como caminhada e bicicleta. Naquele ano, o WRI Brasil e a FNP lançaram uma primeira rede, de âmbito nacional, que realizou intervenções em nove cidades brasileiras.
Agora, o programa conta com novas organizações parceiras, e apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, para trabalhar especificamente com cidades paulistas. Um dos estados mais motorizados do Brasil, São Paulo tem conseguido desde 2015 reduzir as mortes no trânsito de forma progressiva, mas ainda falta muito para que se possa considerar uma redução significativa de sinistros no espaço viário.
"Atualmente, o índice de mortes no estado de São Paulo está em 10,9 mortes por 100 mil habitantes. Compromissos internacionais, como a Declaração de Estocolmo, miram em redução de 50% das mortes e feridos no trânsito ao longo da década. Temos convicção de que o apoio técnico e as trocas que a rede vai proporcionar a estas cidades contribuirão positivamente rumo a este objetivo", afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.
Além do apoio específico às 20 cidades selecionadas, haverá atividades de capacitação abertas às mais de 300 cidades atentas a iniciativas pautadas pelo respeito à vida no trânsito.
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