No dia em que completa 95 anos, a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, passa a receber o trânsito de carros sem qualquer limitação.
Até então, somente veículos automotivos com mais de uma pessoa dentro poderiam circular pela estrutura, de segunda a sexta-feira, e com redução de horários. Entretanto, nesta quinta-feira (13) o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou que não haverá mais limitação de ocupantes e nem de horário.
Com a nova regra, o transporte público deixa de ter prioridade nos horários antes reservados a ele desde a reinauguração da ponte em dezembro de 2019.
Para a mobilidade sustentável, restam os finais de semana, quando a prioridade continua a ser para ciclistas e pedestres, e a estrutura não recebe veículos automotores.
Já as motocicletas continuam sem poder circular pelas estruturas. Segundo a secretaria de Infraestrutura, trata-se de uma medida de segurança, já que o piso da ponte não é recomendado para a circulação das motos.
Dia da reinauguração: ponte é tomada por pedestres e ciclistas. Imagem: Reproduzida do documentário "Em Obras"
Ponte Hercílio Luz
Principal símbolo de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz permaneceu interditada por quase três décadas. As obras de restauração iniciaram em 2006 e, após diversos atrasos, a estrutura foi reinaugurada em dezembro de 2019.
O documentário Em Obras, que conta sobre o processo de restauração da Ponte, será lançado nesta quinta-feira (13), às 20h, no canal da Contexto Filmes no YouTube.
Leia também:
Portugal inaugura ponte suspensa de pedestres mais longa do mundo
Ponte Hercílio Luz e o espaço ocupado por carros, ônibus, pedestres e bikes
Ponte Hercílio Luz abre na segunda (27), com linha de ônibus gratuita
Florianópolis ganha ciclovia elevada, com árvores, e trechos em ciclofaixa
Florianópolis divulga projeto para a Ponte Hercílio Luz