A partir desta terça-feira (11), os limites de velocidade em vias urbanas e cruzamentos de todas as cidades da Espanha vão ser reduzidos para velocidades de até 20 km/h, e em nenhum caso ultrapassarão os 50 km/h, conforme orientação da Dirección Nacional de Tráfico (DGT).
O diretor geral da DGT, Pere Navarro, justificou as maiores reduções: “Temos cada vez mais atores e uma interação maior entre eles nas ruas de nossas cidades. Com essa interação e todos esses atores não é possível garantir a segurança em velocidades superiores a 30 km por hora. Não é possível. Ponto final.”
Há um mês, um grupo de autoridades composto por Navarro, o secretário-geral da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), Carlos Daniel Casares, e o vice-prefeito da Câmara Municipal de Bilbao, Alfonso Gil, apresentou na capital Madri um manual, especialmente elaborado para ajudar as autoridades municipais a aplicar a modificação do Regulamento Geral de Trânsito.
O manual traz exemplos de como funcionará e o que poderá ser visto nas ruas das cidades espanholas. Em linhas gerais, será assim: em vias com pavimento de mesmo nível para pedestres e veículos, limites de velocidade de 20 km/h; em vias de sentido único de tráfego, 30 km/h; em vias com duas ou mais faixas em cada sentido de tráfego, limite de velocidade de 50 km/h, em vias com dois ou mais faixas de circulação de carros, nos dois sentidos. Em vias reservadas para bicicletas, o limite não excederá 30 km/h.
Reduzir mortes
Em 2019, as mortes em ocorrências de trânsito nas cidades espanholas subiram 6%, e acredita-se que com a redução dos limites máximos de velocidade permitidos, os riscos por atropelamento, por exemplo, sejam reduzidos em cerca de 80%. Os infratores poderão ser punidos até com a prisão e o pagamento de multas que chegam a 600 Euros.
O manual produzido pela DGT desenvolve, graficamente, exemplos em que o trecho da via é descrito primeiro por meio de um diagrama, onde consta o regulamento ali aplicável e, finalmente, com o exemplo consolidado por um caso gráfico real.
A convicção do diretor da entidade é que “a diminuição da velocidade nas ruas permitirá que as autoridades municipais criem cidades mais amáveis e humanas, onde seus diferentes usuários possam conviver com mais segurança, ou seja, sob velocidades não superiores a 30 km/h", afirmou Navarro.
Além do manual, foi criado ainda um vídeo explicativo com exemplos das transformações que poderão ser feitas nas cidades com a aplicação dos novos limites de velocidade. Veja a seguir:
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