Baixada Santista inicia plano de mobilidade sustentável

Nove cidades do litoral paulista anunciam plano conjunto apoiado pela União Europeia com ações de baixo carbono como áreas verdes, calçadas, ciclovias e até uma hidrovia

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Santos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de abril de 2021

Plano incentivará transporte não motorizado, como

Plano incentivará transporte não motorizado, como bicicleta

créditos: Prefeitura de Santos

Nove cidades do litoral paulista* integram o Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS), previsto para começar a ser implementado já no próximo mês, com ações de mobilidade urbana de baixo impacto poluente voltadas à toda a região.  

 

O anúncio do início dos trabalhos do Plano foi feito nesta terça-feira (27), por videoconferência, durante a 234ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). Participaram da reunião 50 pessoas, entre prefeitos e representantes dos municípios envolvidos. A apresentação ficou a cargo dos técnicos da Câmara Temática (CT) de Mobilidade e Logística do Condesb, e representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da empresa Setec, vencedora da licitação para execução das ações previstas.   

 

O Plano conta com recursos do Programa Euroclima+, da União Europeia, que financia ações de mitigação e adaptações aos efeitos das mudanças climáticas. A iniciativa tem apoio financeiro de 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões) da AFD e tem prazo de 15 meses para conclusão.

 

O contrato entre a AFD e a empresa francesa Setec, foi assinado semana passada, e o início dos trabalhos será focado no levantamento de dados para diagnóstico da região. A Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) acompanhará e direcionará os trabalhos junto com a CT Mobilidade e Logística.

 

Bicicletas e calçadas

Fazem parte do PRMSL-BS o incentivo ao uso de modais não motorizados, como bicicletas, com implantação e integração de ciclovias, além da ampliação de áreas verdes e melhoria de calçadas e travessias acessíveis, e uma hidrovia interligando os municípios de Bertioga, Guarujá e Santos.

 

A meta do Plano é reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE), de partículas poluentes e o consumo de energia não renovável, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. 

 

Medidas de redução das desigualdades de renda e a melhoria da qualidade de vida da população em toda a região também estão incluídas nos objetivos, além da questão de gênero, tendo em vista que na identificação prévia do plano verificou-se que mulheres utilizam mais o transporte público e sofrem com falta de segurança.

 

“Esses planos são estratégicos para uma cidade agradável a todos os cidadãos e o transporte público é a chave para melhorar e reduzir o impacto ambiental dos outros modos de transporte”, disse a representante da AFD, Suzanne Spooner. No Brasil, a agência já financiou projetos de mobilidade desenvolvidos em Curitiba (PR), São Paulo e Guarulhos. São mais de 80 agências no mundo.

 

O prefeito da cidade de Santos, Rogério Santos (PSDB) destacou a importância do respaldo da agência francesa e da participação do poder público e da população “nessa grande discussão que é o desenvolvimento sustentável a partir da mobilidade”. 

 

*A região metropolitana da Baixada Santista é composta por nove municípios: Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

 

Leia também:
"Vamos implantar ônibus elétricos em grandes cidades"
Transporte não poluente avança no mundo, mas não no Brasil
Estudo revela impactos ambientais associados aos meios de transporte
Redesenhar as cidades, a partir das calçadas
São Caetano (SP) vai construir 12 km de ciclovias e calçadas acessíveis
Buenos Aires expande sua rede cicloviária a grandes avenidas

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário