Ministério do Desenvolvimento Regional, KfW Banco de Desenvolvimento, BID e BNDES lançaram uma chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável. Será oferecido apoio técnico a estados e municípios interessados em desenvolver projetos que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para a inclusão social.
As melhores propostas terão seus estudos de pré-viabilidade financiados com recursos não reembolsáveis do governo alemão, por meio do KfW e do Global Environment Facility (GEF), administrado pelo BID. A chamada está aberta até 31 de maio de 2021 para municípios acima de 500 mil habitantes, estados e suas capitais e o Distrito Federal.
Entre os critérios de avaliação das propostas estão a adequação da tecnologia à realidade local, a integração com os demais modos de transporte no município, a sustentabilidade financeira, o alinhamento aos planos locais e aspectos inovadores.
Além de contribuir para o combate global aos impactos da mudança climática, a melhoria dos sistemas de transporte público também traz benefícios para a saúde e bem-estar da população, a partir da redução de emissões de poluentes locais, que hoje surgem em concentrações acima dos níveis recomendados nos grandes centros urbanos. O acesso a um sistema de transporte seguro, eficiente e viável, também é primordial para a redução da desigualdade, pois possibilita o acesso ao emprego e à educação.
As inscrições podem ser feitas no site do BNDES
Leia também:
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo
Metrô do Recife precisa de 1 bi para ser repassado à iniciativa privada
Teleférico do Alemão: "Se fosse em Copacabana, eles já tinham resolvido"
"Vamos implantar ônibus elétricos em grandes cidades"