Para apoiar a luta contra a discriminação de gênero, a cidade de Sobral, no interior do Ceará, teve uma ideia ousada e original:
Duas faixas de pedestre nas cores do arco-íris, símbolo da causa LGBTQI+, foram implantadas em um cruzamento de ruas no centro da cidade e inauguradas nesta quarta-feira (21).
As faixas estão localizadas no cruzamento da Avenida Dom José e a Rua Deolindo Barreto, no centro, e foram confeccionadas em parceria com o projeto "Pare, pense e passe com amor", informa a prefeitura.
"Sobral de todas as cores. Os bolsominions piram", escreveu no Twitter o prefeito da cidade, Ivo Gomes (PDT).
A iniciativa coube às secretarias da Infraestrutura e do Trânsito e Transporte e o projeto foi elaborado pela direção criativa de uma marca de roupas, em parceria com o grupo Mães pela Diversidade.
Resta saber como a área técnica de trânsito vê a iniciativa, já que as faixas temáticas, por serem experimentais, não se enquadram nas cores e formato usuais dos projetos de sinalização viária. Do ponto de vista normativo, faixas como essas de Sobral, e outras criativas que vêm surgindo nas cidades, podem ser consideradas seguras e eficientes?
Leia também:
O urbanismo tático é uma ação prevista em lei?
O pedestre, entre travessias e encruzilhadas
Votorantim (SP) pinta um teclado de piano em faixa de pedestre
Londres aproveita quarentena para repintar faixa de pedestre dos Beatles
Até a faixa de pedestres se levanta!