Os belos subúrbios de Paris ganharam neste sábado (10) uma nova linha de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), conectando a estação de metrô Porte de Choisy com a Place Gaston Viens em Orly.
O T9, como é chamado, passa por Ivry-sur-Seine, Vitry-sur-Seine, Choisy-le-Roi e Thiais. A linha tem 10,3 km de extensão e 19 estações, e utiliza via reservada com prioridade nos cruzamentos. As rotas de ônibus locais também foram reconfiguradas.
Assinatura de luz
Os veículos têm oito portas duplas de cada lado e corredores largos e bem iluminados para facilitar o fluxo de passageiros. O vidro cobre 45% da superfície, com iluminação 100% LED, oito grandes telas multimídia para mapas visuais, USB e bancos.
Os bondes apresentam uma ‘assinatura de luz’ personalizada, desenvolvida pela equipe de Design & Styling da Alstom em parceria com a agência de design Saguez & Partners. As luzes instaladas dentro e fora são projetadas para garantir uma visão clara da abertura e fechamento das portas.
Neste trecho, área de vegetação ocupa o leito do novo bonde. Foto: M. Galerne
O projeto teve início em meados de 2016 e a obra em fevereiro de 2019. De lá pra cá, mais de 1.700 árvores foram plantadas ao longo do percurso.
Dos estudos à construção, o projeto do VLT foi totalmente gerido pela Île-de-France Mobilités. Seu custo total foi de € 404 milhões (infraestrutura), mais € 75 milhões (veículos). O aporte para o financiamento foi dividido entre a administração da região de Île-de-France (52,5%), o governo nacional (22,5%), o Departamento de Val-de-Marne (21%), a cidade de Paris (3%) e Grand Paris-Orly Seine Bièvre (1%).
A frota de 22 veículos Citadis X05 foi encomendada em novembro de 2016 pela Alstom. Cada veículo tem 45 metros de comprimento e capacidade para 314 passageiros.
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