Um carro velho e poluente pode valer até 2.500 euros (R$ 16.800) na compra de uma bicicleta nova, convencional ou elétrica. Esse incentivo "irresistível" é o que propõe uma nova lei que tramita no parlamento francês e que acabou de ser aprovada em primeira votação.
A iniciativa poderá fazer da França o primeiro país a subsidiar a troca de carros por bicicletas. Trata-se de uma legislação pioneira e que rompe a lógica de incentivar "carros mais limpos".
Nas palavras de Olivier Schneider da Federação de Usuários da Bicicleta (FUB): "Pela primeira vez se reconhece que a solução não é tornar os carros mais verdes, mas simplesmente reduzir sua quantidade".
Incluir a bicicleta entre os beneficiários do plano francês de renovação de frota é uma conquista dos ativistas da FUB. Trata-se de um desdobramento da atuação da federação no parlamento para garantir que a bicicleta seja incluída na nova legislação climática francesa.
Clique aqui para ler sobre a nova lei francesa que quer incentivar a troca de carros velhos por bicicletas elétricas.
Conheça as metas climáticas da Federação de Usuários da Bicicleta.
*Se quiser receber notícias do boletim Bicicleta News, da Aliança Bike, via Whatsapp, inscreva-se no link: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News
Leia também:
Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas
Ciclovia, áreas verdes: o desafio europeu de reaver moradores do campo
Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres
O projeto para tornar Paris uma 'cidade de 15 minutos'
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência