Em 2005, o professor Donald Shoup, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) publicou seu livro The High Cost of Free Parking (O Alto Custo do Estacionamento Gratuito). Em suas 800 páginas, o professor reúne argumentos para mostrar que a obrigatoriedade de vagas mínimas para estacionamentos em edifícios residenciais, escritórios, shoppings, parques etc. é um estímulo ao uso de carros.
Estes, por suas vez, congestionam o tráfego, poluem o ar, ampliam a ocupação de novas áreas pelas cidades (espraiamento urbano), aumentam o custo de moradia, degradam o design urbano e, sobretudo, prejudicam a circulação das pessoas pelos modos ativos. "Requisitos de estacionamento em planos diretores estão intoxicando nossas cidades com estacionamentos demais. Eles são uma droga da fertilidade para os carros", ilustrou o professor Shoup em entrevista ao site Caos Planejado.
Neste vídeo, produzido em 2018 pelo canal VoxMedia (EUA), os autores Will Chilton e Paul Mackie, do Mobility Lab, entrevistam Donald Shoup e tentam resumir em menos de 7 minutos os principais conceitos do livro.
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Para quem quer mergulhar mais fundo no tema, sugerimos a leitura (somente em inglês) do The High Cost of Free Parking e também do livro mais recente de Donald Shoup, Parking and the City (Os estacionamentos e a cidade).
Leia ainda a resenha elaborada pelo professor Lincoln Paiva, no portal Vitruvius.
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