Moradores de Guarulhos, segundo município mais populoso do estado de São Paulo, têm motivos para ficarem frustrados. Nesta quinta-feira (25), um novo aditivo da obra de expansão da Linha 2-Verde do Metrô (lote 7) foi assinado pela companhia, suspendendo por dois anos a construção das estações Paulo Freire e Dutra. Na prática, o contrato fica “congelado” até 31 de março de 2023.
O documento não esclarece os motivos para a decisão, mas evidencia que a promessa de levar a Linha 2-Verde até Guarulhos continua a ser um grande desafio para o governo do estado. A construtora Mendes Júnior, contratande do lote 7, está atualmente em recuperação judicial e é a mesma que descumpriu contratualmente as obras da Linha 5-Lilás.
Promessa antiga
As obras de expansão da Linha 2-Verde até a Dutra foram licitadas em 2013 e os contratos, assinados em setembro de 2014, divididos em oito lotes. No entanto, na época, diante das incertezas econômicas, o governo Alckmin (PSDB) decidiu suspender o projeto até que a situação melhorasse.
Ao assumir em 2019, o governador João Doria (PSDB) retomou a obra, mas apenas parcialmente, entre Vila Prudente e Penha, com oito estações. O trecho seguinte, que inclui as estações Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, ficaria para uma segunda liberação. Porém, desde então a gestão atual posterga a ordem de serviço.
Trecho em construção da Linha 2-Verde. À direita, as três estações suspensas
Linha até Guarulhos só após a Linha 19-Celeste
Levar a Linha 2-Verde até Guarulhos significa atrair uma demanda bastante elevada para o ramal, o quê, segundo documentos internos do Metrô, poderia tornar a operação bastante sobrecarregada.
A constatação surgiu nas diretrizes do projeto básico da Linha 19-Celeste, que atenderá Guarulhos com um serviço direto até o centro da capital paulista. Segundo um documento da gerência de projetos do Metrô, “foi tomado como premissa que a Linha 19-Celeste seja construída antes da extensão da Linha 2-Verde até a estação Dutra (também no município de Guarulhos)”.
O departamento técnico do Metrô reforçou esse aspecto ao afirmar que “a prioridade da Linha 19 sobre a Linha 2 e outras linhas da rede de transportes também reflete nos dados de demanda de usuários e nas integrações intermodais, com destaque para as estações Dutra e Guarulhos”.
Não se sabe se a decisão da companhia de postergar a construção do trecho envolve falta de recursos, problemas com a Mendes Júnior ou uma mudança de prioridades.
Além do lote da Mendes Júnior, há também o lote 8, que inclui o pátio de manutenção Paulo Freire e está contratado com o consórcio Cetenco-Acciona-Ferreira Guedes. Outros dois lotes, o 2 e o 6, estão parcialmente em execução em trechos até Penha. Nesses casos, o Metrô ainda não publicou qualquer suspensão por enquanto.
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