São Paulo conta com aproximadamente 65 milhões de metros quadrados de calçadas em seus 20 mil km de vias. Os dados foram colhidos em um levantamento realizado em 2019 pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e estão disponíveis - em detalhes - no Portal GeoSampa, o mapa digital que reúne uma série de informações sobre a cidade.
No mapa, por meio do acesso à camada “Calçadas”, é possível conferir a área, largura e declividade de cada passeio, o tipo de árvore que pode ser plantada, realizar um planejamento de rotas para cadeirantes, verificar se a largura do passeio é adequada para os equipamentos presentes no local, como hospitais e escolas, além de conferir as calçadas que contam com postes de iluminação.
O mapa revela também os trechos que receberam ou ainda receberão melhorias dentro do Plano Emergencial de Calçadas (PEC). Segundo dados da Prefeitura, o plano recuperou 1.651.818 m² de calçadas em toda a cidade, até dezembro de 2020, com investimento de 140 milhões de reais.
Parece muito, mas em um cálculo rápido, considerando a largura média de 2 metros, essas obras correspondem a 826 km lineares dos 40 mil km de calçadas que existem - ou deveriam existir - na cidade.
O acesso às páginas públicas do mapa é possível pelo endereço http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br. Para checar a situação das calçadas é necessário acessar o "Sistema Viário" e escolher o item "Calçadas". Mas, antes, para que a opção funcione o usuário deve fazer o download (no menu esquerdo) dos dados relativos à área que pretende consultar, que estão separados conforme os distritos da cidade.
Depois de aberto, é possível verificar as calçadas, rua por rua, e identificar as vias incluídas no Plano Emergencial de Calçadas, anotadas na coloração vermelha.
Nota da Prefeitura
Os dados e as informações sobre o Portal Geosampa foram enviadas pela Prefeitura a partir de uma tentativa de entrevista que realizamos em meados de fevereiro para tentar atualizar os dados sobre a caminhabilidade na cidade de São Paulo. Buscávamos saber se a gestão municipal tem algum controle sobre as condições das calçadas, e entender se o plano emergencial será estendido a outras vias do município.
A resposta veio na forma de uma nota, na qual a gestão municipal afirma que "a Prefeitura de São Paulo tem compromisso com a mobilidade ativa". Como exemplo desse compromisso, citou a regulamentação do Estatuto do Pedestre, em agosto de 2020, e a elaboração do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, com as normas que devem ser seguidas na elaboração de projetos para o compartilhamento seguro das vias e áreas de uso comum.
No texto, o governo municipal informa ainda:
"Além de seguir com a implantação de programas para aumentar a segurança viária, como as Áreas Calmas, Vias Seguras e Territórios Educadores, a Prefeitura também pretende ampliar na cidade a quantidade de Ruas Completas, desenhadas para dar conforto e segurança a todos os usuários, priorizando pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo...
Mesmo durante o período de pandemia, a Prefeitura manteve a execução de obras em benefício dos pedestres, com a requalificação de calçadas, programas de moderação de tráfego e readequação de geometria viária e sinalização, entre eles as Áreas Calmas de Santana, Lapa de Baixo e Lapa de Cima. As Áreas Calmas têm a proposta de melhorar a segurança viária em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviço¸ com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres. A ação inclui a redução da velocidade máxima regulamentada nesses locais para 30 km/h, levando ao acalmamento de tráfego...
Também foram mantidas, durante a pandemia, as obras do Plano Cicloviário, com a construção e requalificação de ciclovias e ciclofaixas que trarão benefícios permanentes à população. O resultado disso é que a malha cicloviária paulistana já é a maior dentre as capitais brasileiras. Atualmente a cidade conta com uma malha cicloviária de 661 km de extensão. Foram entregues 157 km de novas ciclovias e ciclofaixas em todas as regiões da cidade. Há 15 km em obras. Também foram requalificados 239 km da rede existente. São 55 km sendo requalificados no momento."
Leia também:
Árvores na calçada: aliadas que podem virar inimigas da mobilidade
Guia prático para a construção de calçadas
Redesenhar as cidades, a partir das calçadas
Pedestres e ciclistas nas calçadas. E o asfalto segue intocável...
Estudante mapeia a largura das calçadas em SP