Moradores de Santana de Parnaiba (SP) estão circulando um abaixo-assinado pedindo a continuidade e expansão da rede de ciclovias e ciclofaixas do município. Em 2019/2020, a cidade começou a implantar uma ciclovia com 15 km de extensão dentro de um plano que pretende convertê-la em uma "Cidade Amiga do Ciclista", com mais vias cicláveis, trilhas para o ciclismo esportivo, bicicletários e uma rede de pontos comerciais preparados para receber visitantes que cheguem de bicicleta.
Agora, com a pandemia da Covid 19, a gestão paralisou temporariamente esses planos, porque a cidade de 123 mil habitantes já registrou quase 8 mil casos da doença e 184 mortes provocadas pelo coronavírus.
Os ciclistas locais começaram uma mobilização para que os projetos e obras de estímulo ao ciclismo sejam retomados logo que a crise de saúde reduza sua intensidade na região.
Para saber mais e apoiar o movimento de Santana de Parnaíba, acesse secure.avaaz.org/community_petitions/
Barueri
Em outra cidade da região, a vizinha Barueri, moradores do movimento Barueri com Ciclovias estão discutindo um projeto para a implantação de uma infraestrutura cicloviária e um sistema de bicicletas compartilhadas para facilitar a conexão entre as estações ferroviárias do município e alguns pontos de grande afluxo de pessoas, como as faculdades, centros de compras e locais de trabalho existentes na cidade. A ideia é reunir esforços entre a comunidade, a prefeitura local e o comércio para viabilizar a futura rede cicloviária.
Leia também:
Santana de Parnaíba constrói ciclovia com 15 km
Brasília, pistas vazias e rumos para a mobilidade ativa
Projeto para dar segurança aos ciclistas é lançado em Salvador
Assembleia de SP inaugura bicicletário modelo