Alesp aprova incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos

Agora a medida depende da sanção do governador paulista, João Doria. Proposta também prevê a eletrificação da frota governamental

Notícias
 

Fonte: Alesp/Diário da Assembleia  |  Autor: Assembleia Legislativa de São Paulo  |  Postado em: 18 de março de 2021

Veículo elétrico conectado para carga das baterias

Veículo elétrico conectado para carga das baterias

créditos: Washington State Dept of Transportation

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou no início de março um projeto de lei do deputado estadual Emidio de Souza (PT), que autoriza o Governo de São Paulo a estabelecer uma política estadual de incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos.


Enviado para sanção do governador, o PL 1256/2019 tem impactos positivos para o meio ambiente, ao reduzir os problemas provocados pelos carros à combustão. A política proposta por Emidio zera a tributação de IPVA cabível ao Estado a carros elétricos e reduz pela metade a tributação do imposto sobre carros híbridos pelos próximos 5 anos.


O texto aprovado também prevê a abertura de linha de crédito prioritária para incentivo à produção de veículos movidos à propulsão elétrica e híbridos. Estudos mostram a viabilidade econômica, ambiental e técnica para a produção e comercialização de tais veículos, apontando impactos positivos na economia gerada pelo seu baixo consumo e alto desempenho.


Na justifica do projeto, agora aprovado, o deputado argumenta que diversos países têm incentivado a produção e o consumo de veículos de energia limpa e que tais políticas têm se mostrado extremamente viáveis ante os grandes avanços tecnológicos.


Frota governamental
O projeto também fixa metas para que o Governo de São Paulo substitua sua frota de carros à combustão por veículos de energia limpa. Segundo a proposta, o governo tem até 2025 para fazer com que 10% da frota das polícias Civil e Militar, além do Detran, sejam de veículos elétricos e que 5% da frota de transporte coletivo intermunicipal também seja movida a energia renovável. De acordo com o PL 1256, o Estado tem até 2035 para substituir 90% da sua frota por veículos de propulsão elétrica.


Segundo dados da Fenabrave, no Brasil o setor de carros híbridos e elétricos cresceu 66,5% nos últimos 12 meses. O mercado passou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 em 2020.

 

 Acesse a publicação no Diário Oficial:

Clique para ler

 

Leia também:
Um anuário sobre veículos elétricos
Carros híbridos plug-in poluem mais do que anunciam
Frota de ônibus em SP: elétricos são apenas 2%
Assembleia de SP inaugura bicicletário modelo

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário