A Prefeitura de São José dos Campos apresentou hoje (9), o Veículo Leve sobre Pneus desenvolvido pela Marcopolo em parceria com a chinesa BYD para circular na futura "Linha Verde" da cidade paulista.
O evento de imprensa foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com um rápido passeio nas pistas do centro de pesquisas. Foi a primeira viagem pública do veículo, que é articulado, tem piso baixo e motorização inteiramente elétrica.
O Veículo Leve sobre Pneus (VLP) apresentado tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, autonomia de até 250 km com uma carga completa e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Na prática, se trata de um ônibus elétrico articulado, com piso baixo e uma série de requintes tecnológicos.
Diferentemente de um VLP "tradicional", o modelo será guiado pelo próprio motorista, empregando um sistema de câmeras com infravermelho. "O que teremos aqui em São José dos Campos é o que se conhece na Europa por "tram-bus", que é aquele modelo sem a guia, para se ter maior flexibilidade na operação, um dos requisitos principais que buscávamos. É baseado em um chassi de ônibus articulado, elétrico, que traz as características dos VLPs mais tradicionais. É diferente daquele que tem catenária (coletor de energia), ou dos que têm o trilho-guia", explicou o ex-secretário de Transportes e Mobilidade da cidade, Paulo Roberto Guimarães, em entrevista ao Mobilize, em agosto de 2020.
Contrato
O evento também narcou a assinatura do contrato com a BYD do Brasil, no valor de 34,7 milhões de reais para a aquisição de doze VLPs. Segundo as previsões, a prefeitura deve receber os veículos até o final de 2021 para operação na "Linha Verde", um corredor que vai interligar as regiões sul e leste, passando pelo centro da cidade. Os planos da prefeiitura prevêem uma demanda inicial de 22 mil passageiros/dia, podendo chegar a até 50 mil passageiros/dia.
As obras desta primeira fase do corredor estão a cargo do consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda. O contrato tem o valor de quase 56 milhões de reais, com 30 milhões de aporte do governo estadual. A próxima etapa do projeto envolve a implantação do anel viário leste, via que conectará a cidade ao Parque Tecnológico, sem passar pela rodovia Presidente Dutra. Parte dos recursos para financiamento do novo corredor e seus veículos sairá do serviço de concessão do estacionamento rotativo nas ruas da cidade, cuja operação estará a cargo da empresa Eysa.
Vídeo de apresentação do VLP de São José dos Campos
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