Município cearense de Nova Olinda, na região metropolitana do Cariri, acaba de criar um sistema de transporte público gratuito, com rotas que buscam facilitar a circulação dos moradores das localidades mais distantes da cidade. Inicialmente, mais de 30 comunidades da zona rural serão beneficiadas, informa a Prefeitura.
Para realizar o transporte de passageiros, uma van com capacidade para 16 pessoas foi adquirida pela administração local. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, obedecendo o itinerário divulgado previamente pela Prefeitura.
Esta primeira semana será de adaptação, informa a assessoria da prefeitura, o que significa dizer que rotas e horários ainda poderão sofrer alterações. Para evitar transmissão da covid-19, o uso de máscara no veículo é obrigatório.
Tarifa zero no Brasil
Segundo o portal colaborativo Fare Free Public Transport, 17 municípios brasileiros contam com transporte urbano gratuito. Esse levantamento ainda não inclui Nova Olinda, que é o segundo município cearense a oferecer o serviço (o outro município é Eusebio), e Assis (SP), cidade que também instituiu a gratuidade recentemente.
Obs. do Mobilize: Já um levantamento realizado por nossa equipe na internet, em janeiro do ano passado, chegou ao um número de 20 cidades com tarifa zero no Brasil. Agora, somando Nova Olinda e Assis, devemos chegar a 22 municípios, de diferentes regiões do país.
Confira os itinerários desta semana divulgado pela Prefeitura de Nova Olinda:
Leia também:
Assis adota passe livre no transporte até o final da pandemia
Tarifa Zero completa 30 anos com lançamento de livro
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte público
"Tarifa Zero" triplica usuários de ônibus em cidade da RMSP
Luxemburgo: 1° país do mundo a ter transporte público gratuito
Mais cidades adotam "tarifa zero" no transporte