Mantido desde 2019 pelo ITDP Brasil, o MobiliCAMPUS inicia o seu terceiro ano com o objetivo de oferecer cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável para pessoas interessadas no tema. A plataforma está com inscrições abertas para a primeira turma de 2021 até o dia 14 de março e traz novidades, como um novo curso sobre Gestão da Mobilidade e uma nova aula sobre Mobilidade e Mudança do Clima, além de mais vagas por turma.
A proposta do curso de Gestão da Mobilidade é tratar do controle de automóveis em áreas urbanas e visa compreender os problemas vinculados ao modelo de mobilidade atual, que historicamente favorece a circulação de automóveis particulares. O novo curso integra a grade curricular já oferecida, que conta com cursos sobre Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta e Transporte Público.
As aulas de Desenvolvimento Urbano também estão de cara nova: foi adicionado um novo módulo sobre Mobilidade e Mudança do Clima, que se propõe a debater como o setor de mobilidade urbana contribui para as emissões de gases de efeito estufa, além de estratégias de adaptação à mudança do clima. Novos recursos também foram adicionados à plataforma, como chat para estudantes interagirem entre si e conteúdos e entrevistas inéditas nas midiatecas. Uma outra novidade é que o número de vagas por turma aumentou: agora serão oferecidas 500 vagas por turma, duas vezes ao ano.
Atenção para o calendário de inscrições:
1/3 a 14/3: inscrições abertas no site MobiliCampus;
15/3 a 4/4: envio de e-mail para confirmação de interesse na MobiliCampus. Vale lembrar que se o número de inscrições for superior a 500, o ITDP fará um processo de seleção. Este processo tem como objetivo garantir diversidade de setor, gênero, raça e região de origem dos estudantes. Em caso de não confirmação, a vaga será cedida a outra pessoa da lista de espera;
5/4 a 15/8: período de aulas.
Leia também:
Como os sons compõem (ou destroem) o ambiente urbano
Seguro de bicicleta está mais acessível
Melhorar o transporte público é corrigir desigualdades