O portal "Boas Práticas em Mobilidade Urbana", lançado nesta quarta-feira (24) pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) busca estimular dirigentes públicos e privados a exporem experiências exitosas em suas cidades ou regiões, para que sirvam de exemplos e modelos a outros gestores.
Segundo a entidade, é um convite para que todos, órgãos públicos e outros agentes da mobilidade exponham ações de sucesso realizadas em suas localidades.
O superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli - o Branco, como é conhecido - explica o que são essas melhores práticas: “Elas devem buscar a eficiência, redução de emissões de poluentes, redução de acidentes, redução de tempos de viagem e redução de custos, conforto para as pessoas, melhor qualidade de vida e outros benefícios sociais”.
Ele conta que a iniciativa surge da percepção da enormidade do universo de competências onde se inserem o transporte e a mobilidade: “Somos uma República Federativa, o que significa que as responsabilidades são atribuídas à União, aos estados, Distrito Federal e municípios, algumas com exclusividades e outras complementares ou compartilhadas”.
País de dimensões continentais, o Brasil é composto por mais de 5.500 municípios, alguns deles reunidos em mais de 40 regiões metropolitanas, com inúmeras rodovias ligando cidades e estados, lembra o dirigente.
E acrescenta: “A cada ente federativo a Constituição Federal incumbe atribuições no âmbito do transporte público, da gestão do trânsito e da mobilidade urbana de modo geral”.
A ideia do Portal é propiciar que soluções que resultaram em bons benefícios para os cidadãos, para a cidade e para a sociedade possam ser registradas, servindo de modelos a outros gestores.
Quem pode participar
A participação no Portal é aberta e seu objetivo é funcionar como soma de esforços, especialmente aos dirigentes públicos, responsáveis por implementar soluções no espaço urbano. Podem participar também organizações sociais e gestores do mundo privado que produzam soluções para a melhoria da qualidade de vida e mobilidade nas cidades.
Para participar, basta clicar no link Orientações, dentro da página da ANTP
Leia também:
Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país
Problemas e soluções em mobilidade em São Paulo
Guia de Mobilidade Urbana e Delivery pós-Covid-19
Guia orienta candidatos sobre como melhorar o transporte público
Pesquisadores da USP lançam carta aberta por mobilidade ativa