Três cidades da Alemanha - Brandemburgo no Havel, Cottbus e Frankfurt - assinaram um contrato conjunto com a Škoda Transportation para o fornecimento de 45 VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos), modelo ForCity Plus.
Os VLTs substituirão os trens de piso alto existentes nas três cidades, que estão chegando ao fim de sua vida útil. Frankfurt receberá 13 veículos, Cottbus sete e Brandemburgo quatro.
O contrato inclui um pedido básico de 24 veículos com 70% do piso baixo no valor de 3 bilhões de korunas (moeda checa equivalente a US $ 139,7 milhões), e ainda um aditivo de 21 bondes modernos adicionais.
São veículos unidirecionais, com três carros, e serão fornecidos em duas larguras diferentes para acomodar as necessidades específicas das três cidades. Todos são equipados com ar-condicionado, sistema de informação ao passageiro, câmeras de assistência ao motorista e espaços multifuncionais para cadeiras de rodas, carrinhos de bebê ou bicicletas.
A expectativa dos governos locais é que os novos VLT aumentem a atratividade do transporte público nessas localidades, com a oferta de melhor acessibilidade para passageiros de baixa mobilidade, bem como maior eficiência e redução de emissões.
Leia também:
Marcopolo entrega VLT para uso turístico
Niterói (RJ) pode ter uma linha de VLT
Contrato para segunda etapa do VLT da Baixada Santista é firmado
Cidade do Equador retoma operação de VLT
Bogotá planeja um VLT na sua região metropolitana