Já está em funcionamento - desde janeiro passado - o sistema de teleféricos "Aerovía", que liga as cidades de Guayaquil e Durán, ambas localizadas às margens do rio Guayas, na costa sul do Equador. O sistema tem capacidade para transportar até 2.600 pessoas por hora, mas está funcionando com metade de sua capacidade em razão da pandemia de Covid-19.
As cabines do teleférico circulam em parte do centro da cidade e atravessam o largo rio Guayas, em um percurso entre 15 e 20 minutos. Por terra, de ônibus, a viagem exige cerca de uma hora, em função dos congestionamentos que paralisam a ponte entre Guayaquil e Durán. Quando estiver a plena carga, o teleférico transportará cerca de 40.000 pessoas por dia, conforme as previsões do projeto. São cinco estações e 27 torres para o embarque nas 154 cabinas, cada uma projetada para transportar até dez pessoas, ou cinco neste momento de crise sanitária. O sistema funciona com bilhetagem integrada ao transporte público, com uma tarifa de US$ 0,70 e US$ 0,35 (idosos e estudantes), valor considerado alto para a renda média local. Um bilhete do sistema de BRT, por exemplo, custa US$ 0,30.
A crise sanitária - que paralisou Guayaquil em 2020 - atrasou a entrega da obra, que tinha previsão de entrar em funcionamento em julho passado. Os trabalhos foram executados pelo consórcio franco-equatoriano Poma-Sofratesa, com financiamento parcial da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que apoiou a obra com um empréstimo de 114 milhões de dólares.
Travessia vista a partir da cidade de Durán, na outra margem do rio Guayas Foto: Aerovia ATM
O objetivo da prefeitura de Guyaquil é constituir um sistema de transporte multimodal, que combine o atual BRT Metrovia com a Aerovia e também com um futuro transporte fluvial de passageiros, explicou a prefeita , Cynthia Viteri em entrevista à Agência Efe. Outro modo de transporte (e turismo) entre Guayaquil e Durán são as pontes para pedestres e ciclistas que permitem a conexão entre as duas localidades por meio da ilha Santay. A infraestrutura permite cruzar o rio a pé ou de bicicleta até a ilha, e seguir em pontes de madeirra em meio à vegetação, cursos d'água e pântanos até uma segunda ponte, que completa a travessia do rio. A cidade também considera a implantação de uma rede de ciclovias, conforme um plano desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Trecho do teleférico em avenida na área central de Guayaquil Imagem: Aerovia ATM
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