Portugal e Turquia, novas forças na produção de bicicletas

Mesmo com restrições da pandemia, os dois polos produtores aumentaram em milhões de Euros suas exportações de bicicletas no ano passado, para atender a demanda europeia

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Fonte: Aliança Bike  |  Autor: Mobilize Brasil/ Aliança Bike  |  Postado em: 12 de fevereiro de 2021

Ciclistas passeiam pela orla de praia perto de Ist

Ciclistas passeiam pela orla de praia perto de Istambul

créditos: Kadinvekadin

Em 2020, Portugal teve um crescimento da ordem de 110% nas exportações de bicicletas. Isso, mesmo com interrupções na produção e bloqueios da atividade econômica por conta da pandemia. No total, foram mais de €424 milhões (R$ 2,4 bilhões) exportados no ano passado. O aumento na demanda por elétricas foi um dos fatores responsáveis pelo aumento da cifra.

 

Fábrica portuguesa de produção de aros e rodas para bicicletas. Foto: Rodi Industries

 

Já na Turquia, os esforços na produção foram para atender à demanda europeia por bicicletas elétricas, que quadruplicou em 2020. O valor total das exportações passou de €7,5 milhões (R$ 48,7 milhões) em 2019 para €32,6 milhões (R$ 211,7 milhões) no ano passado.

  

Uma das grandes forças produtivas no mercado turco é a subsidiária local do grupo holandês Accell, responsável pelas marcas Batavus, Koga, Raleigh e outras. A produção local da Accell Bisiklet foi de 250 mil bicicletas, sendo que 70% destinadas para exportação. Além disso, as elétricas representam 42% das exportações da empresa. 

 

Ainda que não seja membro efetivo da União Europeia, a Turquia tem acordos aduaneiros que facilitam as trocas comerciais com a Zona do Euro. Os principais destinos das exportações turcas de bicicletas são: Finlândia €9,6 milhões (R$ 62 milhões), Itália €7,9 milhões (R$ 51 milhões) e Países Baixos €7,4 milhões (R$ 48 milhões).

 

Para saber mais sobre as exportações portuguesas de bicicletas, clique aqui

Para saber mais sobre o mercado turco de bicicletas, clique aqui

 

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