Os ciclistas da região de Vitória (ES) esperam com entusiasmo o início das obras para a implantação da ciclovia na Terceira Ponte, que faz a ligação entre a capital capixaba e o município de Vila Velha. No início do ano, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, anunciou que os trabalhos devem começar em abril próximo, em conjunto com a obra que também ampliará as pistas da ponte.
A obra atende a uma reivindicação antiga dos ciclistas da região, já que o acesso de bicicletas à estrutura é proibida. Até agora os ciclistas precisam optar entre fazer o caminho pela antiga ponte Florentino Avidos - com um trajeto muito mais longo - ou usar os ônibus especiais que cruzam a Terceira Ponte transportando bicicletas. O problema, dizem os cicloativistas capixabas, é que os coletivos ficam "presos" nos congestionamentos que paralisam a ponte todos os dias.
Projeção mostra implantação da ciclovia, com barreira de segurança e mirante central | Imagem: Governo do Espírito Santo
O projeto prevê a implantação da ciclovia e de uma barreira de proteção contra suicídio, já que a estrutura tem mais de 3 km de extensão e cruza um braço de mar a 70 metros de altura. A chamada "Ciclovia da Vida" será montada sobre uma estrutura metálica que será engastada lateralmente nas vigas de concreto da ponte. As faixa cicláveis - uma para cada sentido de circulação - terão 3 m de largura e 4 km de extensão, em nível abaixo das pistas de automóveis. Nas proximidades do vão central da ponte, a ciclovia será mais ampla, com 6 m de largura, permitindo que as pessoas parem e possam observar a beleza da paisagem. Nesse ponto, barreiras de vidro susbstituirão as grades de proteção.
A obra também ampliará a capacidade de circulação do trânsito motorizado, com mais duas faixas. Uma delas, a mais larga, será excusiva para a circulação dos ônibus. A previsão do projeto é que a obra aumente em 40% a capacidade de circulação de veículos.
Corte mostra o posicionamento das faixas de ciclovias, nas laterais da ponte Imagem: Gov. Esp. Santo
A construção será realizada pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, que apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços, incluindo os projetos executivos, pelo valor de R$ 127 milhões. Segundo o cronograma, as obras devem ficar prontas em três anos e dois meses, ou seja em meados de 2024.
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